Olá,
O mês de Agosto terminou e não tive muito tempo para atualizar os meus seguidores sobre as minhas "Aventuras". Neste artigo vou deixá-los por dentro de tudo que fiz neste mês com este Resumão de Agosto.
1º - Flag Inspection – Dia 02-Ago-2013
O mês iniciou com uma vistoria anual de bandeira aqui mesmo no Rio.
Certificações, documentos, condição do navio, verificar arquivos e acompanhar a execução de exercícios com a tripulação, realizar testes na praça de maquinas, essas entre outras vistorias foram realizadas para a renovação do certificado de bandeira (Antígua & Barbuda).
2º - Embarque de Pás Eólicas – Dias 3 à 6-Ago- 2013
Dois dias aguardando atracação do navio e mais dois acompanhando o embarque de 45 pás eólicas no porto de Santos. Foi ótimo acompanhar este embarque, pois era um tipo de carga que eu nunca havia inspecionado.
O navio saiu abarrotado de pás, elas foram estivadas no LH, Tween Deck e sobre o Hatch Cover, vejam como ficou a estivagem delas.
3º Foz do Iguaçu – Dia 17-Ago-2013
Passei o dia em Foz acompanhando a operação de Load-out de um Reator de Ureia e um Condensador que seguiram viagem de balsa pelo rio Paraná do porto de São Francisco do Sul até Três Lagoas MT.
Após navegar de São Francisco e chegar a Foz do Iguaçu estes equipamentos tiveram que ser descarregados e transportados via terrestre, onde atravessaram a cidade para chegar à outra parte do rio onde foram novamente embarcados em outra balsa.
Foi necessário fazer esta essa mega operação por causa da Usina de Itaipu que impede a travessia direta pelo rio e por isso foi projetada este etapa do transporte rodoviário dos equipamentos.
Após 13 dias entre Load-In (descarga da balsa) e transporte rodoviário o Reator e Condensador foram novamente embarcados em uma balsa e seguiram viagem para Mato Grosso do Sul.
4º Vistoria em Frutas – Dia 19-Ago-2013
Vejam este artigo na postagem anterior ou clique no link abaixo:
5º Canoas RS – Dia – 20-Ago-2013
Vistoria para liberação de um carga para transporte rodoviário. Logo após voltar de Foz do Iguaçu fui à Canoas acompanhar a estivagem e peação de um transformador sobre uma carreta do tipo prancha.
Cheguei à fabrica por volta das 16:00 horas, a operação terminou por voltar das 18:30h. Foi uma operação rápida e muito bem feita.
6º Investigação de queda da carga – Dia 21-Ago-2013
Fui convocado para verificar as condições de um equipamento após ter tombado junto da carreta que o transportava durante a passagem por uma curva. O objetivo foi tentar encontrar o motivo pelo qual levou ao tombamento da mesma.
Foi uma vistoria digna do seriado C.S.I, fui no local do acidente verificar marcas e os destroços da embalagem do equipamento que ficaram na rua após o acontecimento, recolhi as fitas de peação para verificar se o tombamento foi causado pela ruptura das mesmas, fiz uma vistoria minuciosa no equipamento para averiguar sua condição após o acidente, que para sorte de todos não havia sido avariada.
Pela condição da carga, pelo estado das fitas, da embalagem, da carreta e pelos relatos das pessoas envolvidas cheguei à conclusão que o tombamento se deu por imperícia durante a realização da curva que pode ter sido brusca ou acima da velocidade usual para aquele tipo de curva e também pelo excesso de peso concentrado em uma parte da carreta.
7º Auditoria Interna – Dia 22-Ago-2013
A Brazil Marine Surveyors passou por uma auditoria minuciosa com o propósito de fechar contrato com um novo grande cliente, e adivinhem...... “Passamos, fomos aprovados, fechamos negocio, todos os termos que temos direito”!!! rsrs
8º Inspeção em equipamento avariado – Dia 23-Ago-2013
O equipamento foi entregue nas dependências do recebedor avariado. Fui chamado para verificar a extensão das avarias e averiguar a causa das mesmas. A vistoria foi parecida com a que realizei no dia 21/08/13, e para azar os dois equipamentos eram do mesmo recebedor.
Neste caso o equipamento foi avariado, sendo que o problema desta vez foi devido à movimentação da carga sobre a carreta. Foi mais um trabalho de C.S.I que realizei.
Pelo local, estado das avarias e pelo indicio de soldagem recente no berço dianteiro do equipamento pude imaginar que o motivo dos danos teria sido causados pela movimentação do equipamento sobre a carreta. Vamos lá!
Pelo local, estado das avarias e pelo indicio de soldagem recente no berço dianteiro do equipamento pude imaginar que o motivo dos danos teria sido causados pela movimentação do equipamento sobre a carreta. Vamos lá!
Em um determinado trecho do transporte o berço dianteiro tombou fazendo com que a carga se movesse para frente no sentido da carreta, a peça ficou inclinada e assim aconteceu a avaria um tubo que ficava próximo ao berço e também os amassados na extremidade da carga.
Após a extremidade bater na plataforma da carreta a peça tombou para o lado direito, onde foi encontrado um olhal amassado, indicando que este olhal escorou a peça para que ela não caísse da carreta.
Claro que tudo isso só poderia ter acontecido se a peação estivesse mal configurada ou mal apertada. E foi essa a minha conclusão.
1° Aninho da minha Sobrinha – Dia 24-Ago-2013
Foi um dia de muita alegria para mim, pois ainda não havia conseguido ir à Mauá para conhecer a minha sobrinha (que tio desnaturado eu sou).
Neste dia pude revê minha família, amigos que não via há muitos anos. Por uma noite consegui esquecer totalmente do trabalho!
A festa estava ótima, minha sobrinha é a “coisinha” mais linda do mundo, quando a peguei no colo ela me abraçou e ficou agarrada comigo. Adorei!!!
9º Três Lagoas MT – Dias 25 e 26-Ago-2013
No dia seguinte do aniversário da minha sobrinha viajei para Três Lagoas onde acompanhei o Load-In e o translado do Reator de Ureia e do Condensador até a o local de montagem. Este trabalho foi muito gratificante para mim de um modo particular por que eu tive a satisfação de acompanhar a chegada aqui no Brasil de algumas das principais peças e equipamentos para a construção desta fabrica de fertilizante.
Após a operação fiz uma visita a obra e pude observar as estruturas metálicas que vistoriei em SFDS e que já estavam todas elas montadas, o “Guindastão” de capacidade para 1,500 toneladas que eu acompanhei a descarga dele desmontado em 103 partes e que neste dia já estava todo montado.
10º Condition Survey – Dia 30-Ago-2013
Para finalizar o mês com chave de ouro Eu e o comandante da Brazil Marine Marcio Cavina fomos à Macaé para realizar uma vistoria de condição em 3 Traineiras para seguro de P&I.
Para embarcar nas traineiras, primeiro tivemos que subir em uma canoa e ao invés de remar puxávamos uma corda para conduzir a canoa até o primeiro barco e para mudar de traineira tínhamos que pular de um convés para o outro.
As traineiras haviam recebido a liberação da Marinha para realizar trabalhos offshore a pouco tempo e por isso havia bastante coisas para serem feitas nos barcos. Daí combinamos de voltar em outro momento para tirar todas as pendências que foram encontradas.
E assim finalizei o meu mês de agosto.
Se tiverem interesse em saber mais sobre alguma destas vistorias digam que eu faço um artigo separado com mais detalhes. Obrigado!
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