Translator

23 junho 2011

Teste de Estanqueidade nas Tampas dos Porões

Olá,

Neste Tópico falarei com pouco sobre os tipos de teste realizados para avaliar a estanqueidade (Weather  tightness  test) nos porões de carga de um Navio, isto é, uma estrutura selada para evitar a entrada de água da chuva e/ou água do mar dentro dos porões.

Normalmente este teste é solicitado tanto pelo embarcador, afretador, consignatário e o clube de P&I, é realizado antes da mercadoria ser embarcada no porão, pois havendo indícios de vazamentos o navio pode ser penalizado tendo que fazer os reparos necessários e até mesmo dependendo do contrato de afretamento o navio pode ser recusado.

Para explicar sobre como são realizados os teste, antes falarei brevemente sobre a configuração de um porão.

É o espaço destinado para o armazenamento de carga, cada porão possui uma tampa, estas possuem uma borracha de vedação que ao ser fechada se encaixa sobre uma barra de compressão que fica localizada na boca do porão, após fechada a tampa é fixada por atracadores, que ao serem apertados exercem uma compressão entre a borracha e a barra de compressão, e esta tampa estando bem fechada veda e deixa o porão estanque, com isso, livre de ingresso de água.

Para sabermos se a tampa esta realmente vedando o porão, temos alguns testes sendo que hoje em dia os mais utilizados e também aceitos pelos clubs de P&I são o Hose test e o Ultrasonic test.

Hose test (teste de mangueira): Normalmente este teste é feito com água salgada, por isso é recomendado o porão estar vazio, pois qualquer vazamento poderá contaminar a carga. Requer uma mangueira com diâmetro entre 20-30mm equipado com um esguicho de 12mm conectado a rede de incêndio. A água deve ser aplicada ao redor e entre as articulações das tampas a uma velocidade de 1 metro a cada dois segundos à uma pressão de água recomendada não inferior a 200Kn/m2.

Ultrasonic Test (teste com ultrassom): Como este teste não oferece risco á carga, este também pode ser realizado após o carregamento do porão. O teste envolve a colocação de um transmissor de sinal eletrônico dentro do porão de carga (carregados ou não) e um receptor fica com o vistoriador fora do porão onde será realizado a leitura deste sinal na tampa. Primeiro é feito uma leitura pelo acesso ao porão(booby hatch) com a tampa principal fechada. Isso fornece o OHV (valor escotilha aberta). O sensor é então passado ao redor do exterior de todas as juntas de compressão observando a leitura no equipamento de recepção. É preferível ouvir o sinal usando fones de ouvido para determinar a leitura máxima em qualquer ponto único. As leituras obtidas são então comparados com o OHV. A comparação entre as leituras reais e as encontradas no OHV indica o grau de compressão que existe no ponto inspecionado, ou seja, maior a vedação, menor o como uma percentagem do OHV. Por esta razão, o teste de ultra-som é um indicador muito mais confiável de estanquidade em condições dinâmicas.

Para efeitos de avaliação dos resultados, as seguintes diretrizes são adotadas:
  • Leituras de 50% do OHV ou mais indicam perda significativa de compressão e uma falta imediata de estanquidade.
  • Leituras de mais de 10% indicam vazamento em potencial.
  • Leituras de menos de 10% indicam baixa compressão.

Leitura do OHV

Obtendo leitura da Tampa

Leitura no Cross Joint

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário