Neste final de semana fui à Recife no porto de Suape para acompanhar a descarga de peças e maquinas destinadas a uma refinaria em Recife.
O meu trabalho foi verificar a condição que a carga chegou à bordo do Navio, verificar como era feita as lingadas, acompanhar a estivagem das peças em cima das carretas e acompanhar a descarga e estivagem destas peças no pátio onde elas ficaram armazenadas até serem liberadas para seguirem ao de destino final (a Refinaria).
A carga estava dividida nos porões 1 e 2, estavam bem peadas (peação: amarração feita para segurar a carga em um determinado local. neste caso o porão do navio).
Nas lingadas os materiais foram usados de acordo com o peso e comprimento das peças:
Peças entre 70/80 toneladas e entre 19/23 metros foi usado 1 spreader bar (barra usada para afastar um cado do outro) com capacidade para 275 Tons, 6 cabos de cabos de aço com capacidade para 50 Tons cada: ou seja, esta é uma lingada para aguentar até 100 tons.
Peças com peso de 65 tons e comprimento de 34 metros, foram usados 2 guindastes (um para cada extremidade) e em cada guindaste foi usado 2 fitas de poliéster com capacidade para 50 Tons.
E para as caixas foram usadas 2 fitas de poliéster com capacidade para 6 Tons, já que a caixa mais pesada tinha 6 Tons.
Na descarga das peças mais pesadas foram usadas carretas com 12 eixos e durante o içamento destas peças para evitar que o navio adernasse para bombordo (lado esquerdo) devido ao peso, o navio enchia os tanques de lastro de boreste (lado direito) para compensar o peso da carga.
Logo que a peça chegava proxima a carreta eu media o comprimento e largura da peça e também da carreta e marcava como a peça seria estivada sobre a carreta.
Após a estivagem da peça na carreta, era feita uma peação para que a carreta pudesse seguir até o Terminal onde a carga seria armazenada.
No terminal, quando a carreta chegava, já havia uma equipe aguardando e logo eles posicionavam a carreta e com uma Reach Stacker ( Tipo de empilhadeira especifica para descarregar containers ) descarregam a peça da carreta e posicionavam no pátio do Terminal.
No terminal, quando a carreta chegava, já havia uma equipe aguardando e logo eles posicionavam a carreta e com uma Reach Stacker ( Tipo de empilhadeira especifica para descarregar containers ) descarregam a peça da carreta e posicionavam no pátio do Terminal.
Navio
Carga estivada no porão do Navio
Peça de 34 Metros sendo descarregada por 2 guindastes
Caixa de 23 Metros estivada sobre carreta
Reach Stacker posicionando a peça no pátio do Terminal
Até a proxima postagem!!!
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