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28 abril 2016

Carga de Projeto, Manaus 2ª Parte - Abril 2016 !!!

Ola pessoal,



E assim se inicia a 2º parte das minhas crônicas em Manaus.

Acompanhamento do transporte rodoviário de cargas de projeto.



Cheguei em Manaus no dia 17 de abril de 2016, peguei o carro e fui para o hotel deixar minha mala, logo em seguida me dirigi ao pátio onde os equipamentos estavam armazenados. Ao chegar notei que o equipamento já estava posicionado e peado sobre a linha de eixos.

Assim meu trabalho inicial foi fazer a inspeção na linha de eixos e na peação, para verificar se tudo estava em condições satisfatórias para oferecer segurança durante o transporte.

O equipamento utilizado para o transporte rodoviário deste equipamento foi uma linha com 12 eixos da transportadora Transpesa Della Volpe, com capacidade de 45 tons por eixo, totalizando uma capacidade para suportar carga de até 540 toneladas. O equipamento em questão pesa 100 toneladas, portanto no quesito capacidade, esta linha atendeu com bastante folga.

Realizei uma inspeção na linha de eixos para avaliar a sua condição estrutural, possíveis vazamentos hidráulicos, pneus, sistemas de freio, sistema de estabilidade, qualificação dos operadores e do motorista do cavalo mecânico (Cabine), que iria rebocar esta linha de eixos.

Para segurar/pear o equipamento sobre a linha de eixos foi feito o uso de correntes de aço com capacidade para 10 toneladas cada, todas elas foram aplicadas no equipamento em pontos e ângulos estratégicos a fim de manter a peça estática, durante os movimentos o qual a linha realizaria no transporte.

Após tudo verificado e aprovado aguardamos o horário estabelecido pelo órgão regulador de transito de Manaus para seguirmos viagem. À 01:00 hora em ponto iniciamos a transporte rodoviário, além dos carros da Manaus Trans fechando as vias para que a linha pudesse passar, havia batedores e o carros do pessoal envolvido nesta operação. Imaginem só, foi uma verdadeira carreata rsrsr.

O translado foi rápido, apesar de termos feito duas paradas durante o trajeto para que os operadores pudessem nivelar a linha para ela passar em ruas com inclinações laterais e a minha checagem na peação, esta “aventura rodoviária” durou aproximadamente 2 horas. Assim que estacionamos a linha dentro do canteiro de obras, as equipes foram dispensadas para descasarem e retornarem as 08:00 horas, quando estava marcado a descarga do equipamento da linha de eixos.

Devido ao horário curto para descansar todos nós envolvidos nesta operação decidimos por fique por lá mesmo, eu deitei o banco do carro e tirei um cochilo, a equipe de transporte dormiu no cavalo mecânico e os responsáveis pela obra dormiram em seus respectivos escritórios.

As 07:30 h começamos os preparativos para a descarga, primeiro foi montado os contra pesos no guindaste móvel de capacidade para 500 tons, depois foi conectado o material de lingada nele (Spreader, Grommets, Cabos de aço e Manilhas), e por fim a retirada das correntes de peação.

Próximo ao meio dia o equipamento foi descarregado e armazenado no canteiro de obras da usina. Assim que a linha foi liberada retornamos para o pátio de armazenagem para carregar o 2º equipamento.

Como vocês puderam observar nas fotos da postagem anterior (Carga de Projeto parte 1), os equipamentos estavam armazenados sobre patas de elefantes (suporte que sustenta e mantém uma carga elevada), assim o processo inicial foi de manobrar a linha sob o equipamento.

Após estar posicionada e centralizada corretamente, foi feita a elevação da linha para que as patas de elefantes pudessem ser removidas. Na sequencia iniciamos a peação do equipamento sobre a linha na mesma quantidade de correntes e configuração da anterior e ao terminarmos ficamos no aguardo do horário da liberação para o translado.

Desta vez a liberação para o transporte rodoviário foi as 22:00 horas e assim terminamos o translado e entregamos o equipamento no canteiro de obras da usina mais cedo e toda a equipe que estava já 24 horas online puderam descansar por mais tempo.

E assim termina a 2º parte desta crônica, serão 16 equipamentos como estes, mas a principio acompanharei somente estes dois, geralmente a seguradora pede para os inspetores acompanharem os primeiros e se estiver tudo dentro dos procedimentos nós não há necessidade de ficarmos.

Mas não fiquem tristes, pois ainda haverá a 3º parte desta crônica, lembram que eu mencionei na postagem anterior sobre a chegada de um Gerador e uma Turbina? Pois é, eles já chegaram e na próxima falarei sobre eles... Aguardem...

Só mais uma coisa antes das fotos, já retornei de Manuas e na ultima terça-feira (26/04), estive no porto de Santos, onde acompanhei a descarga de módulos parecidos com estes, sendo que em dimensões e peso bem menores (Mais coincidências rsrs) 

É isso aí pessoal #VidadeMarineSurveyor 

Cavalo Mecânico utilizado o reboque da linha de eixos
Linha de eixos
Módulo estivado sobre a linha de eixos, pronto para o transporte
Módulo armazenado sobre patas de elefantes
Inicio do carregamento, linha de eixos entrado sob o equipamento
Linha de eixos posicionada e pronta para suspender o equipamento
Peação feita com correntes, no formato "Sistema"
Parada durante o transporte para nivelar a linha de eixos
Linha de eixos nivelada e seguindo com os operadores ao lado
Transporte e o pessoal envolvido acompanhando tudo de perto
Entrega do módulo no canteiro de obras

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