Translator

10 setembro 2014

Bunkering Survey – 09.09.2014 !!!

 
Olá, tudo bem pessoal!!!

Lembram-se o que é um Bunkering Inspection?

Existem dois tipos básicos e principais para este tipo de inspeção: O BUNKER e o BUNKERING, a partir destes, abrem-se um leque para vários serviços relacionados.
Vamos falar rapidamente sobre os dois principais:

Bunker: (http://o-que-significa.com/bunker) Um Bin (caixa) ou tanque especial para armazenamento de combustível, como em um navio. O surveyor é contratado para calcular a quantidade de Óleo pesado e Óleo Diesel existente nos tanques do navio, ou seja, é informar quanto de combustível o navio dispõe no momento da vistoria.
Geralmente é um serviço solicitado pelo afretador para obter a quantidade exata de combustível no momento que o navio passa a ser de sua responsabilidade (Delivery Time).

Bunkering: (http://o-que-significa.com/bunkering) O ato ou processo de fornecer um navio com combustível, neste serviço o intuito é certificar-se de que a quantidade de combustível solicitada realmente fora fornecida ao navio. Neste caso geralmente a solicitação vem de quem esta comprando o combustível, pode ser tanto o armador quanto o afretador.

Fui apontado pelo laboratório que analisa as amostras que são retiradas durante o fornecimento para o navio. Neste caso o armador solicitou ao laboratório que fosse enviado um representante para acompanhar o fornecimento e a retirada das amostras.

A OPERAÇÃO

A operação durou dois dias e para este fornecimento foram utilizadas três barcaças. A quantidade requerida pelo armador foi 1.400 toneladas, isso aqui no Rio é considerado uma quantidade relativamente alta, contando que as barcaças que temos aqui conseguem transportar no máximo 2 mil por viagem.

O primeiro supplier foi uma barcaça, que atracou a contar bordo no inicio da tarde do primeiro dia, como ela já havia fornecido para outros navios, ela só tinha disponível 570 toneladas. O fornecimento terminou as 23:00 horas.

O primeiro supplier era um pequeno navio tanker, ele chegou no segundo dia também no inicio da tarde. Por algum motivo interno este supplier havia recebido instruções para fornecer somente 549 toneladas, assim totalizando a quantidade de 1.121 toneladas.

Como não havia recebido instruções para fornecer o restante do combustível, as 18:00 horas o segundo supplier desatracou e partiu. Após quase duas horas tentando obter de bordo informações sobre quando seria o próximo fornecimento, o mesmo navio recebeu ordens e retornou para fornecer o restante do combustível. Esta operação terminou por volta de meia noite, onde foram entregues mais 280 toneladas.

Resumindo: Todos os três fornecimentos ocorreram sem problemas, a apesar de este surveyor ter realizado o trabalho três vezes, afinal, em cada fornecimento era realizado os cálculos de bunker tanto no navio, quanto no supplier antes e depois do fornecimento, além da documentação que foi confeccionada para cada operação.

Fiquem com algumas fotos que conseguir fazer durante este serviço:

O navio!
1ª Barcaça
Sondagem do Tanque do navio
Sondagem do Tanque do navio
Mangote, Manifold com a válvula para retirar a amostra durante o fornecimento 
Mangote conectado
Saco para coletar o óleo para amostra
Supplier que forneceu a 2ª e a 3ª parte da operação
Amostras
Preparando os certificados para serem assinados pelo navio e supplier



  • Gostaram deste Artigo? Deixem seu recado!!!
  • Assine e receba os artigos das Crônicas por e-mail, basta inscrever-se  em: http://feeds.feedburner.com/CrnicasDeUmMarineSurveyor
  • Baixe o nosso APP em:  http://app.vc/cronicas_de_um_marine_surveyor
  • Até á próxima!!!


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário