Olá,
Gostaram da primeira parte deste artigo? Sim? Oba! Não? Então espero que gostem desta parte!
Agora quero mostrar a vocês as belezas que São Chico oferece aos seus visitantes. Tive a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos e tenho certeza que todos irão gostar. Vamos lá?
Centro Histórico e o Mercado Público
Com mais de 150 prédios tombados pelo patrimônio histórico, o centro histórico oferece uma arquitetura colonial portuguesa, dando um requinte e ao mesmo tempo um ar calmo para quem passeia por ela.
O Mercado Público Municipal foi construído 1900 e era o principal centro para compras do dia a dia da cidade, havia pequenas lojas na parte interna e externa do mercado e após a reforma feita em 1976 o atendimento ficou restrito ao interior do mercado. Hoje o mercado oferece frutas, verduras, carnes, peixes e para os visitantes lindas peças do artesanato local.
Igreja Nossa Senhora da Graça – Igreja Matriz
Uma igreja encantadora, quem a visita se emociona. A imagem de Nossa Senhora chegou a São Francisco em 1553, quando espanhóis no alto de seu desespero por medo de naufragar em seu bergantim, durante uma forte tempestade fez uma promessa e em 1555 eles concluíram a construção da Capela de nossa Senhora da Graça.
Só em 1699 foi iniciada a transformação da capela na igreja que vemos hoje.
Museu Nacional do Mar
Este museu tem um ótimo acervo de embarcações, muito bem estruturado onde mostra a evolução das embarcações no Brasil.
Particularmente eu achei muito legal as miniaturas de como eram os navios de antigamente.
Museu Histórico de São Francisco do Sul
Prédio de dois andares, localizado na praia do Mota foi construído no final do século XVIII, naquela época funcionava no primeiro andar o presídio e no segundo a Câmara dos vereadores da cidade.
Hoje este museu oferece aos seus visitantes uma pequena viajem ao passado de São Chico, em suas celas e salas ainda com as grades originais do presídio você encontra fotos, objetos e documentos que retratam como era o cotidiano naquela época. Um das coisas que mais me surpreendeu foi o livro de registro do delegado, naquela época pessoas com deficiência mental era presa!
Inaugurado no dia 15/05/2013, o museu fica nos fundos da igreja matriz e ainda é pouco conhecido, nele está em exposição o acervo da própria igreja. O nome é uma homenagem ao primeiro padre e também administrador da igreja.
Forte Marechal Luz
Construído em 1909 o no topo do morro de São Dias para defender a entrada da Baia da Babitonga contra invasores. Hoje virou museu, e nele podemos ver canhões, armas, espadas, munições e todo tipo de material bélico que era utilizado, além de fotos, trajes e uniformes entre outros. Sem falar na linda vista que encanta os olhares dos visitantes.
Cariocas
“Cariocas” é uma denominação indígena para as Bicas d’Águas que abasteciam a Vila Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul, que hoje é São Francisco do Sul somente. Existiam cinco bicas na época, hoje só restaram três.
Hospital de Caridade
Para mim é o cartão postal de São Francisco, quem vê de longe pensa em museu ou um casarão histórico. Este hospital foi fundado em 1859 pela Venerável Ordem Terceira para atender e ajudar a população carente de São Francisco e adjacências, mas em 2012 o hospital foi fechado por falta de capital. Hoje em dia o local está fechado e esporadicamente é aberto para missas e reuniões de um pequeno grupo que está tentando com todas as forças reabrir este hospital.
Morro da Tartaruga
O nome já diz, olhando de longe o morro faz lembrar uma tartaruga, o melhor lugar para ver esta forma é da praia de Ubatuba.
No topo do morro existe um vista maravilhosa de toda a costa, desde a praia da enseada até o Forte Marechal Luz. Uma coisa que me deixou boquiaberto foi o lago que existe no topo do morro, este lago termina na beira do abismo parecendo uma piscina “flat”.
Leprosário
Lazareto da Ponta da Costa, localizado na praia do Capri, local para onde eram levados os hansenianos do Rio de Janeiro e de outras regiões do litoral Catarinense. Mesmo depois de desativado o local ficou por muitos anos sem que ninguém o visitasse por medo de haver algum tipo de contaminação, pelo bacilo Leprae.
Hoje em meio das ruínas existe uma pracinha com aparelhos de ginástica e uma igreja.
Parque Ecológico do Morro do Hospício
No dia 18/12/2013 o parque ecológico do morro do hospício é o ponto turístico mais novo de São Chico, quando foi inaugurado eu estava lá para registrar, o local ficou muito bom, é ótimo para ler um bom livro, jogar conversar fora com amigos sem falar do mirante que nos dá uma linda vista do centro histórico, da igreja matriz e da baia da Babitonga.
É pessoal, acho que ficou muito grande né? Vamos deixar as praias para a 3º parte ok!
Espero que tenham gostado! Compartilhar é sempre bem vindo tá. Rsrsrs
- Gostaram deste Artigo? Deixem seu recado!!!
- Assine e receba os artigos das Crônicas por e-mail, basta inscrever-se em: http://feeds.feedburner.com/CrnicasDeUmMarineSurveyor
- Baixe o nosso APP em: http://app.vc/cronicas_de_um_marine_surveyor
- Até á próxima!!!
Formidável essa segunda parte!
ResponderExcluir