Translator

02 março 2014

Carga de Projeto – Descarga em Itajaí !!!

 
Olá,

Desespero, descontrole, medo ou calma? Imagina o que se passa na mente de uma tripulação ao vivenciar uma situação de força maior durante a sua travessia marítima.

Pois é, o caso foi o seguinte. O navio carregou equipamentos para um estaleiro aqui do Brasil no porto da Noruega, de lá ele foi para Dinamarca para pegar outras cargas e assim seguir viagem para o nosso País.


Durante esta travessia (Noruega x Dinamarca) o navio pegou mal tempo e um dos equipamentos que estava estivado na tampa do porão infelizmente caiu no mar e outros 4 ficaram tão avariados que tiveram que retornar para o fabricante. E assim se inicia a minha historia.

Fui apontado pelo seguro destes equipamentos para verificar a condição dos que permaneceram a bordo e também acompanhar a descarga no porto de Itajaí, local de destino deles.

Pontos abordados durante minha vistoria:

Condição da Peação na chegada – Vistoriei a condição das correntes e fitas utilizadas na amarração dos equipamentos e caixas, condição das soldas dos olhais e stoppers, verificar indício de movimentação da carga, entre outros;

Condição da Carga – Inspecionei individualmente cada caixa e equipamento antes de serem descarregados para certificar-me de qualquer avaria de origem.

Procedimentos na Descarga – Inspecionei cada cabo de aço, manilha e cinta, para certificar-me quanto à boa condição e capacidade do material utilizado nas lingadas. Além de verificar a correta conexão nos pontos de içamento de cada equipamento.

Armazenagem – Acompanhei à medida em que os equipamentos eram armazenados para certificar-me de que não ocorrerá avaria durante este processo e também afim de verificar as condição do local.

A operação foi relativamente rápida, levou apenas 18 horas para descarregarem 58 equipamentos, dentre eles, dois pesavam 98 toneladas e só puderam ser descarregados com dia claro por medidas de segurança.

Algumas avarias foram notadas, tais como: Pequenos pontos de vazamento de óleo hidráulico, pequenos amassados e pintura arranhada.

Vejam as fotos desta operação:
 

Equipamento estivado no Hatch Cover (Tampa do porão)


Equipamentos estivados no Tween Deck

Equipamentos estivados no Lower Hold

Lingada

Lingada

Lingada

Lingada

Equipamento com vazamento de óleo 

Equipamento com amassado e pintura arranhada

Equipamentos Armazenados em área aberta 


  • Gostaram deste Artigo? Deixem seu recado!!!
  • Assine e receba os artigos das Crônicas por e-mail, basta inscrever-se   em: http://feeds.feedburner.com/CrnicasDeUmMarineSurveyor
  • Baixe o nosso APP em:  http://app.vc/cronicas_de_um_marine_surveyor
  • Até á próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário