Olá,
Hoje quero falar sobre meu trabalho aqui em São Chico, já posso chamá-lo assim, pois somando todas as operações que participei somam um razoável período de 5 meses e só os mais íntimos da cidade podem chamá-la assim (Pelo menos é o que dizem por aqui). Rsrs
O motivo da minha estada aqui em São Francisco do Sul-SC por todo esse tempo tem relação direta com as duas operações que participei em Foz do Iguaçu. Para deixá-los mais familiarizados vejam os links a seguir:
A relação na qual me refiro é que estas estruturas metálicas que estão chegando ao Porto de Santa Catarina é nada mais nada menos que toda a parte estrutural da fábrica para onde estão indo os equipamento que vieram por Foz do Iguaçu.
Estou acompanhando a chegada destas estruturas desde o inicio e também tive a oportunidade de visitar a obra onde pude ver grande parte delas já montadas. É uma sensação muito boa poder acompanhar um processo por completo.
Então vamos ao que interessa! Que é falar sobre o meu trabalho aqui em São Chico.
No primeiro atendimento o meu trabalho foi acompanhar a operação de descarga do navio, onde a minha função era verificar a condição de chegada da carga, ou seja, condição das estruturas ainda estivadas nos porões, além de acompanhar toda a descarga e fazer a conferencia delas.
Já nas operações seguintes (2º, 3º, 4º e 5º), meu trabalho foi no “backstage”, ou seja, meu trabalho ocorreu após a descarga dos navios, na retroárea. Trouxe comigo dois assistentes e juntos ficamos com a responsabilidade de conferir cada estrutura e depois carregá-las de forma ágil e segura sobre carretas, para seguirem viagem por meio rodoviário até seu destino final.
Nosso trabalho esta sendo feito da seguinte forma:
1) Conferência da Carga – Conferirmos o número individual de cada peça contida em cada amarrado para averiguar a veracidade nos packing lists;
2) Carregamento Sobre Carretas – Estivar o máximo de peças por carreta, respeitando a capacidade de cada uma e principalmente colocar a carga com toda a segurança para não haver acidentes no transporte.
3) Documentação para o Transporte – Depois de carregadas nós preenchemos alguns formulários nos quais as informações são utilizadas na confecção de toda a documentação de liberação, elas são enviadas as transportadoras que por sua vez as entregam aos seus motoristas para que eles possam seguir viagem.
4) Emissão de Relatórios – Ao final de cada dia preparamos relatórios informando o progresso do carregamento ao nosso cliente.
Enfim... Assim está sendo minha estada neste belíssimo lugar. Prometo depois postar fotos de alguns lugares que o tempo permitiu me conhecer até agora.
Mas por agora fiquem com algumas fotos para ilustrar como é trabalho que venho executando por aqui.
![]() |
1 - Chegada do Navio |
![]() |
2 - Descarga das Estruturas |
![]() |
3 - Armazenagem |
![]() | ||
3 - Armazenagem
|
![]() |
5 - Preparando a carga antes de serem carregadas |
![]() |
6 - Confecção da Lingada |
7 - Estruturas sendo estivadas sobre carreta |
![]() |
8 - Estivagem final sobre carreta |
8 - Estivagem final sobre carreta |
8 - Estivagem final sobre carreta |
8 - Estivagem sobre carreta |
Olá Sanderson!!! Parabéns pelo trabalho e dedicação!!!
ResponderExcluirMuito obrigado, vocês tem noção que nossas coversas serviram e servirão como ensinamentos pro resta da minha vida.... "Tu é o Cara"
ResponderExcluirBom dia Sanderson. Gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa de partilhar as suas experiências conosco. Nesses últimos meses, estive buscando informações sobre a atuação de um Marine Surveyor (e também sobre a Brazil Marine) e cheguei até seu site. Desde então, tenho acompanhado os posts e aprendido um pouco mais sobre esse trabalho.
ResponderExcluirMais uma vez, parabéns e sucesso nesse empreitada!
Caro Rhuan, agradeço muito pelo seu comentário e é bom saber que você se interessa. Esta profissão ainda não é muito conhecida e os poucos que conhecem acham uma profissão muito puxada.
ResponderExcluirSds,
Sam, bele sugiro que vc poste tambem a primeira viagem das estruturas metálica no navio da gearbulk em são Francisco, a peaçao de reator de amonia em foz do iguaçu, nesta viagem nao demostra toda sua dedicação em suas funções. Essa é primeira vez que visito seu blog e posso dizer sem exagero que essas fotos somente demonstra 1/3 suas competências.
ResponderExcluirdouglas reis
Um filme passou em minha mente, ao ler essas etapas, tudo o que a equipe de logística e parceiros passou e passa para obtermos 200% de êxito nessa e em muitas outras tarefas, e temos com muita dedicação conseguido atingir. O sentimento positivo é ótimo! Obrigado Sam, pelo blog está muito bacana!
ResponderExcluir