Olá,
Neste artigo farei um resumo do meu dia onde acompanhei uma descarga em Santos e logo em seguida viajei para São Luís do Maranhão…
Durante esta madrugada viajei á Santos para acompanhar o desembarque de quatro motores vindos de Houston com destino á cidade de Sete Lagoas – Minas Gerais. Não é sempre que em uma operação tudo transcorre de acordo com o planejado, pela quantidade, características e peso dos motores tínhamos uma noção que seria uma operação rápida, mas não imaginava que fosse tão rápida como foi…
Tratava-se de quatro motores com dimensões de 550 x 175 x 279, pesando 18 toneladas cada, no topo de cada motor havia pontos específicos com olhais fixados próprios para serem lingados, dois pontos em uma extremidade e um ponto na outra, os equipamentos estavam envoltos por lonas e em suas bases foram fixados quatro dormentes de madeiras para facilitar na estivagem além de dar mais atrito evitando escorregamentos durante o transporte.
O ônibus que me trouxe chegou ás 06:00 no terminal rodoviário de Santos, tomei um taxi e fui direto para o navio no qual já encontrava-se atracado deste a noite anterior, como já havia trabalhado neste navio no porto do Rio, ao chegar a bordo as formalidades perante o comando foi mais fácil e rápida.
Por volta das 06:40 alguns estivadores começaram a chegar, as 07:00 horas todo o terno estava completo e a bordo, o bloco imediatamente desceu no porão e em menos de trinta minutos já haviam retirada toda a peação dos motores. Cada motor estava peado por seis correntes distribuídas e fixadas em seus pontos de lingada, além de stoppers travando cada lado e extremidade dos motores.
Três cabos de aço com capacidade para 10 toneladas cada foram usados para lingar e descarregar os motores, a descarga durou de 07:30 até as 09:20 horas. No costado do navio havia duas carretas do tipo prancha e em cada uma delas foram estivados dois motores, nos quais foram transportados para um terminal privado onde permanecerão armazenados até que sejam liberações para serem transportados até seu destino final.
Após o término desta operação voltei para rodoviária onde comprei minha passagem de volta para Rio, logo após ter comprado este bilhete meu chefe me ligou avisando que eu teria que viajar direto para São Luís para dar continuidade aquele projeto da termoelétrica MPX Parnaíba, cuja operação irá iniciar no dia seguinte (06/12/12).
Enquanto a Gisele estava lá no escritório reservando meu voo eu devolvi minha passagem, comprei outra para o aeroporto de Congonhas e aproveitei os quarenta minutos que me restavam antes do ônibus chegar e fui comprar uma fonte para o meu lap top, além de procurar sendo sem sucesso devido à falta de tempo algumas roupas, pois não havia trazido nenhuma muda sobressalente.
A viagem de Santos para São Luís foi bem demorada e cansativa, primeiro cheguei em Congonhas as 14:00 horas para tomar o voo das 16:30, logo após fiz conexão em Brasília das 18:30 até as 21:00 onde voei fizemos uma pequena escala em Imperatriz e por fim as 23:30 cheguei na bela cidade de São Luís do Maranhão.
O dia foi longo, porém produtivo, pude atualizar as Crônicas onde consegui postar dois artigos no mesmo dia, sem falar nessa coisa de sempre estar mudando de planos, isso me deixa mais vivo e são estas incertezas, são estas viagens inesperadas, a diversidade de serviços que faço, é isso que me faz sempre querer continuar nesta viva, nesta “cachaça”, neste vicio que é ser um MARINE SURVEYOR...
Motores estivados no porão do navio |
Lingada |
Posicionamento do motor sobre a carreta tipo prancha |
Peação dos motores |
E eu q sou a esposa fico sem saber onde meu marido esta...não gosto disso não!!!!!!rsrsrsrsrs...
ResponderExcluirGrande camarada!!! Você a cada dia aprimora seu texto!!! Parabéns!!!Bom trabalho!!
ResponderExcluirMt bom! vC ESTÁ ME AJUDANDO NOS MEUS TRABALHOS DE TÉCNICO EM PORTOS!!!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirTenho me esforçado bastante para melhorar minha escrita, escrever/falar sobre aquilo que se gosta também ajuda muito, inspira! Muito obrigado pelo reconhecimento...
Muito obrigado pelo comentário, fico feliz em saber que minhas experiencias de trabalho tem ajudado, em quais portos você trabalha? É aqui no Brasil? Será que já nos vimos por ai?.
Sds,