Olá,
Procedimentos de Montagem
Equipes de engenheiros e pessoas com vasta experiência neste tipo de projeto elaboraram planos e procedimentos para cada etapa desta operação, iniciando pelo transporte dos equipamentos da fabrica até o porto (EUA), o embarque no navio, a descarga no porto do Itaqui, a armazenagem e o transporte rodoviário de aproximadamente 300 km de Itaqui para a termelétrica em Santo Antônio dos Lopes. Minha tarefa foi acompanhar toda estas etapas para assegurar que todos os procedimentos seriam compridos, desde a descarga no porto, armazenagem e a montagem da gôndola para transporte rodoviário.
Dentre todas as etapas na montagem da gôndola algumas se destacaram como sendo mais importantes e, serão sobre elas que falarei neste artigo:
Fixação da gôndola sobre a linha de eixo - A gôndola é dividida em duas metades, cada metade é fixada sobre uma linha de eixo, devido ao peso do equipamento e a capacidade de cada linha de eixo a base da gôndola tinha que estar fixada exatamente entre o 8º e o 9º eixo.
Chapas de fixação da base da gôndola – Estas chapas foram fabricadas e certificadas, no certificado do fabricante havia algumas recomendações com relação às especificações dos parafusos e arruelas que seriam usados para fixar a base na linha de eixo, além do uso de um torquímetro para que estes parafusos pudessem ser apertados de acordo com o exigido pelo fabricante, para que esta chapa pudesse suportar o peso que a base iria exercer sobre ela.
Junção das metades da gôndola – Este processo apesar de parecer simples é uma das etapas mais importante por que é o centro da gôndola e também o local que sustenta todo o peso da carga, por isso temos que certificar que os pinos usados na junção das metades estejam em ótimas condições e perfeitamente fixados.
Soldagem de chapas de aço (stoppers) – Os stoppers são pedaços de chapas de aço soldadas em partes estratégicas da carga a fim de evitar o escorregamento da mesma, neste caso os stoppers foram soldados em volta das bases da turbina e na estrutura vertical da gôndola que sustenta a turbina.
Elevação e sustentação do equipamento – Após o posicionamento da turbina e da montagem da gôndola o equipamento foi suspenso para que as patas de elefantes fossem removidas, deste momento em diante a turbina permaneceu elevada e sustentada pela gôndola.
Checagem final de segurança das linhas de eixo – A ultima etapa realizada para a liberação da carga foi vistoria final de todos os componentes, equipamentos de segurança e outros pontos importantes para o bom funcionamento do caminhão e linhas de eixo durante a viagem.
Considerações finais:
Após acompanhar por durante cincos dias o acoplamento da turbina na gôndola, a fixação dela sobre as linhas de eixo, após em alguns momentos ter que intervir para que os procedimentos fossem devidamente cumpridos e com isso deixar algumas pessoas irritadas por ter que refazer o trabalho, mesmo assim todos nós ficamos amigos e conseguimos passar estes cinco dias com um ótimo clima de harmonia e descontração.
Vinte e três dias já se passaram e a gôndola esta retornando para Itaqui para realizar o mesmos procedimento para o transporte do gerador, além da chegada de mais um navio que trouxe mais uma turbina e é com muito orgulho que digo que fui novamente escalado para acompanhar este processo.
Aguardem os próximos capítulos... (rsrsr).
- Gostaram deste Artigo? Deixem seu recado!!!
- Assine e receba os artigos das Crônicas por e-mail, basta inscrever-se em: http://feeds.feedburner.com/CrnicasDeUmMarineSurveyor
- Até á próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário