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20 setembro 2012

Carga de Projeto – Gerador e Turbina !!!

Olá,

Carga de Projeto é um dos atendimentos que mais gosto de fazer, por que vocês perguntam, eu respondo que é por causa da adrenalina que este trabalho gera, é uma operação muito dinâmica onde o surveyor tem que estar atento a cada método utilizado, em cada procedimento realizado, no pessoal envolvido na operação, tudo isso com o intuito de que nada fuja do controle e cause danos à carga ou até mesmo algum tipo de atraso no prazo estipulado para a operação. Neste artigo contarei como foi o meu primeiro Sábado em São Luiz do Maranhão.

Quando cheguei a bordo no sábado do dia 15 de setembro de 2012, na parte manhã o navio já esta preparado para iniciar a descarga, pois ele havia atracado na noite anterior e a tripulação havia passado a noite arrumando tudo para iniciar a operação logo no primeiro horário, levando em conta que com este tipo de carga (Heavy Lift), por padrões segurança só poderia ser descarregada com a luz do dia.
Eu estava lá acompanhando a operação em nome dos seguradores do projeto, também estavam presentes os inspetores nomeados pelo importado e pelo agente da carga, além dos representantes do importador, da transportadora e o representante do armador (Port Captain).


A Carga
A empresa MPX esta construindo no município de Santo Antônio dos Lopes, localizado no estado do Maranhão, o que será a maior usina termelétrica de produção de gás natural da América Latina e para isso ela está importando geradores e turbinas fabricados pela GE nos Estados Unidos, segue a descrição dos equipamentos:


Descrição da Carga:  
01 - Gerador a gás
Peso: 228.000 Kg
Dim: 3,62 x 1,54 x 1,65 cm


01 - Turbina a gás
Peso: 179.000 Kg
Dim: 3,51 x 1,59 x 1,71 cm



A Vistoria

Meu trabalho foi acompanhar a descarga dos equipamentos do navio para uma linha com 16 eixos, em seguida a acompanhar o translado da carga entre o navio até o local de armazenagem e averiguar o cumprimento de alguns procedimentos feitos durante este processo. Meu trabalho consistiu em:

  1. Verificar a condição do material de lingada, espaçadores, cabos e manilhas;
  2. Verificar a condição dos guindastes de bordo usados na descarga;
  3. Verificar certificação dos guindastes e do material de lingada;
  4. Verificar condição da peação dos equipamentos antes da descarga;
  5. Verificar a condição dos equipamentos ainda estivados dentro do porão do navio;
  6. Acompanhar o engate dos de lingada nos equipamentos;
  7. Acompanhar o içamento dos equipamentos;
  8. Acompanhar o posicionamento dos equipamentos sobre a linha de eixo;
  9. Verificar a condição da linha de eixo antes da estivagem dos equipamentos;
  10. Acompanhar a solda das travas de aço na base dos equipamentos;
  11. Acompanhar a peação dos equipamentos na linha de eixo;
  12. Acompanhar o translado dos equipamentos do porto x pátio de armazenagem (aprox. 1 km);
  13. Verificar a condição do local onde os equipamentos foram armazenados;
  14. Acompanhar a armazenagem;
  15. Reportar toda a operação em tempo real

A operação

É muito comum o afretador neste tipo de operação contratar os serviços da própria tripulação para realizar a descarga tendo como auxilio o pessoal da estiva, primeiro foi a vez do gerador, ele foi descarregado do navio diretamente sobre uma linha com dezesseis eixos que estava posicionada no costado do navio, peação e escoramento foram feitos para fixar o gerador na linha de eixo.

Terminada a peação iniciamos a movimentação da linha de eixo para o terminal escolhido para armazenar o gerado, a distancia percorrida foi de aproximadamente 1 km e durante o trajeto tivemos que fechar a rua para que a linha de eixo pudesse transitar, ainda bem que esta operação foi em um dia de sábado, o que ajudou devido ao pequeno fluxo de carros.

Chegando ao terminal a linha eixo posicionou o gerador sobre quatro pedestais de aço, mais conhecidos como patas de elefantes e logo em seguida retornou para receber a turbina que ainda estava estivada no navio. Com a turbina foi o mesmo procedimento na descarga e na armazenagem, a única diferença foi que a viga transversal usada como base de apoio na turbina era a viga que será usada no transporte para o destino final, a termelétrica.

Segue algumas fotos da operação:

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Gerador sendo descarregado
Posicionamento do gerador na linha de eixo
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Soldagem dos stoppers Peação do gerador
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Gerador em trânsito Turbina sendo descarregado
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Turbina sendo posicionada na linha de eixo Armazenagem da turbina


2 comentários:

  1. Sam, ótimo artigo, como sempre! Compartilhando...

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  2. Muito obrigado Valdir,

    É uma ótima recompansa suas palavras, me mostra que estou no caminho certo.

    Abraços...

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