Estava no aguardo deste navio há pelo menos 1 semana desde quando o Armador nos apontou para este atendimento. Ele chegou domingo as 17 horas e, somente na segunda-feira por volta das 11 horas “Pegou Pratico” e fundeou na área interna da Baia de Guanabara, local onde é permitido fazer este tipo de procedimento.
Um navio tanque foi enviado para realizar este fornecimento, quando cheguei á bordo percebi que o mesmo já estava atracando á contra-bordo do navio “Recebedor”. Não deu nem tempo de fazer as formalidades e me apresentar ao Comandante, aproveitei que o Chefe de Maquinas já estava no convés sondando os tanques, me apresentei a Ele e fiquei por ali mesmo acompanhando a medição dos tanques.
Após ter sondado os tanque do navio “Recebedor”, fui á bordo do navio “Fornecedor” para realizar a medição dos tanques e assim obter a quantidade total de combustível existente nos tanques. O chefe de Maquina foi á bordo também, sendo que o comandante do navio fornecedor não permitiu que medíssemos os tanques, somente foi permitido a visualização da quantidade pelo marcada pelo Fluxômetro.
Eu e o Chefe de Maquinas tentamos dialogar e tentar realizar a medição um vez que, já faço este acompanhamento á pelo menos 4 anos e sempre sondei os tanques das barcaças, mas o comandante alegou ser um procedimento da Empresa fornecedora e que estava descriminado em contrato, fizemos uma carta para o fornecedor assinar, dizendo que não foi permitido fazer a sondagem em seus tanques de combustíveis.
Enquanto estávamos assinando a documentação, a tripulação estava conectando o mangote na tomada de carga do navio "Recebedor" e fazendo a ultima verificação do procedimento de segurança para este tipo de operação.
Após todos os documentos estarem assinados, iniciamos o bombeamento. Foi requerido pelo Armador 1,500 toneladas de Óleo Pesado (Heavy fuel oil MF 380).
O fornecimento durou 7 horas, quando finalizamos o Comandante pediu uma carona na lancha para “Ir a terra”, foi uma cena engraçada, quando a lancha chegou, eu desembarquei e quando olhei para trás, quase toda a tripulação estava desembarcando para ir para “Chibungada”.
A lancha nos deixou na Praça XV, tive que acompanhá-los até o ponto de táxi, combinar preço, pois foram 4 carros lotados, e ainda por dei meu telefone para cada um deles para que qualquer coisa me ligassem. Ainda bem que não ligaram, sinal de que a “Chibungada” foi tranquila. rsrs
Segue fotos da operação:
Convés do Navio "Recebedor" |
Convés do Navio "Fornecedor" |
Mangote conectado na Tomada de Carga |
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