Olá pessoal,
Gostaria de mostrar à todos o que na minha opinião, é uma das estivagem mais bonitas que eu já vi em um navio.
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Parque Eólico em Pecém |
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Parque Eólico em Pecém |
Observações a Respeito da Carga
Pá Eólica ou Wind Blade, como queira chamar, é uma das partes principais que compõe uma torre eólica. Como todos devem saber, uma torre eólica é um mecanismo criado para gerar energia através da força dos ventos.
Hoje em dia é muito comum vermos os “Parques Eólicos” em cidades onde se tem uma grande atividade dos ventos. Como aqui em Pecém, que é uma pequena cidade do Ceará, onde venta o ano inteiro e praticamente 24 horas por dia. Não é a toa que Pecém é considerado um dos melhores lugares para a pratica de “Kite Surf”.
Bom, vamos para o que interessa não é mesmo? Vamos falar de como foi a minha atuação nesta operação.
A Estivagem
A estivagem no geral é relativamente simples, pois as Pás possuem duas estruturas, tipo berços, construídas com “Corn Casts” que são aquelas conexões que os contêineres tem nas suas estruturas superiores e inferiores, por onde são conectados por “Twistlock ou Castanhas” entre eles. Sendo assim, a estivagem das Pás são bem uniformes como a estivagem dos contêineres.
Mesmo havendo a facilidade dos Corn Casts e Twistlockers, como as Pás têm aproximadamente 50 metros de comprimento, só é possível conectar os Twistlockers em uma das extremidades da primeira fiada. Nas demais fiadas já conseguimos fazer a estivagem de maneira uniforme.
Primeiro estivamos as Pás dentro do porão, em um só pilha. Na primeira fiada, a que vai sobre o piso do porão, na extremidade onde não dá para encaixar os Twistlockers, é utilizado tabuas de madeiras para reduzir o atrito dos ferros. Assim que é finalizada a estivagem e a peação de todas as Pás dentro do porão, partimos para a estivagem sobre as tampas.
A estivagem sobre as tampas dos porões é um pouco mais trabalhosa, porque na primeira fiada, das pilhas, é necessário a soldagem de vigas de aço sobre as tampas para que as Pás possam ser estivadas sobre elas. Isso se dá pois, como as tampas possuem pouca resistência por M2 e as vigas ajudam a dividir e espalhar melhor o peso em uma área maior. Assim como a estivagem dentro do porão, após feita a estivagem da primeira camada, as demais são mais fáceis, pois elas são encaixadas pelos Twistlockers.
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Inicio da estivagem da Pás dentro do porão |
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Inicio da estivagem das Pás sobre as tampas dos porões |
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Tipo de avaria (Arranhado) |
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Peação ( Lashing ) |
A Inspeção
O que um Marine Surveyor faz nesse tipo de atendimento? Depende.
Depende para qual parte você estará defendendo. No meu caso fui apontado pelo exportado (fabricante) como Surveyor de Garantia “Marine Warranty Surveyor – MWS”
Um MWS é um surveyor com a responsabilidade fazer com que cada etapa descrita nos Procedimentos, Atas Operacionais, Planos e Desenhos sejam detalhadamente cumpridas durante a operação. O Surveyor de Garantia tem o poder de parar a operação caso não consiga fazer com que seja cumprida as determinações acordadas.
Para simplificar vou enumerar o que precisei acompanhar e consequentemente descrever em relatórios técnicos e fotográficos. Vamos Lá?
- Reunião e obtenção das certificações e documentos referentes ao carregamento; (Içamento, Guindastes, Lashing etc.)
- Inspeção do material de lingada;
- Inspeção nos guindastes;
- Inspeção nas áreas de estivagem; (Porão e Tampas)
- Inspeção de condição da carga antes do embarque; (Pre-Loading)
- Acompanhamento da estivagem;
- Acompanhamento da soldagem; (Stoppers e Olhais)
- Acompanhamento da peação;
- Acompanhamento do fechamento da documentação final; (Mates’ Receipt, Statement of Fact, etc.)
- Emissão dos relatórios Técnico e Fotográfico.
Salientando que para cada processo descrito acima são tiradas bastante fotos, até mesmo porque, hoje em dia, para tudo tem que haver registro fotográfico.
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Material de lingada |
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Lingada |
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Olhais |
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Peação (Lashing) |
Foi um carregamento muito demorado no geral devido ao excesso de vento. Deixamos a operação parada por três dias porque a força dos ventos ultrapassavam 15 nós, que era o máximo permitido para este tipo de operação.
Mesmo assim ao final de tudo a estivagem ficou ótima e muito bonita.
Gostaria de deixar os meus sinceros agradecimentos aos meus leitores, pois mesmo eu demorando tanto para atualizar minhas Crônicas, vocês não deixam de me seguir, tanto aqui, quanto nas redes sociais das Crônicas…. OBRIGADO PESSOAL !!!
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Estivagem dentro do porão |
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É ou não é lindo hein!!!! |
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Estivagem final |
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