Olá
Pessoal,
Fornecimento
de combustível nem sempre é fácil e tranquilo, nestes últimos dois dias
acompanhei o #Bunkering em dois navios do mesmo tipo (Irmãos), um na sequencia
do outro.
O
primeiro navio foi ontem (15-Abril-2016), cheguei a bordo às 07:00 h para
acompanhar o fornecimento de Óleo pesado (MF380 Fuel Oil) e também Diesel
(MGO). Estava com a esperança de que tudo fosse feito pela mesma barcaça, mas
não aconteceu.
A
primeira barcaça iniciou o bombeio às 10:00 h, para fornecer a quantidade de 260
tons de MF380, como a vazão solicitada pelo chefe de maquinas era de 150
tons/h, imaginamos no máximo 2h de fornecimento, sendo que após 10 minutos do
inicio o chefe solicitou que fosse reduzida a vazão para 60 t/h e isso fez com
que a operação só terminasse às 15:00 h.
No
momento em que o fornecimento do óleo pesado estava terminando a segunda
barcaça atracou no outro bordo do navio. Após sondagem inicial dela, assinatura
da documentação e o término do Óleo pesado, iniciamos o fornecimento do MGO.
Este
fornecimento foi rápido, pois a quantidade era de 130 tons e a vazão ficou em
80 t/h, ou seja, em aproximadamente 2 horas já havíamos terminado o bombeio.
Devido
à quantidade de certificados que tive que emitir por conta destes dois
fornecimentos distintos, somente consegui sair de bordo às 22:00 h.
Assim
que amanheceu o dia o agente do navio me ligou informando que o segundo navio
havia antecipado o seu fundeio e que a barcaça já estava atracada nele.
Imagina
a correria que foi!
Sai
de casa e fui para o porto, peguei a lancha e em 40 minutos já estava no navio,
o atraso foi pouco e como a tripulação da barcaça me conhecia não emitiu carta
protesto pelo atraso.
Bom...
Tudo muito parecido, tipo de navio, mix da tripulação (Oficiais Russos e o
restante Filipinos), quantidade e nomenclatura dos tanques e método do chefe
fazer o procedimento para o recebimento de combustível. Assim ficou fácil e
desta vez o trabalho ficou fácil e tranquilo, parecia que eu estava no mesmo
navio.
Este
navio recebeu 910 toneladas de Óleo Pesado (MF380) e a vazão se manteve em 150
t/h, daí conseguimos terminar tudo, fornecimento, sondagens e documentação
final por volta das 17:00 h.
Como
de costume, antes das fotos, vejam o meu método para este tipo de trabalho.
1.
Leitura do calado do navio para obtenção
do TRIM;
2.
Apresentação ao Comandante e Chefe de
Maquinas;
3.
Sondagem inicial no Navio;
4.
Leitura do calado da barcaça;
5.
Sondagem inicial na barcaça;
6.
Auxiliar o chefe na assinatura da
documentação inicial;
7.
Sondagem final no navio;
8.
Sondagem final na barcaça;
9.
Auxiliar o chefe na assinatura da
documentação final, e por fim;
10. Emitir
meus certificados.
Gostaram
desta postagem pessoal?
Ajudem
a divulgar o site das Crônicas, conheçam nosso canal no YouTube e nossa pagina
no Facebook. (Ambas são: SamSurveyor)
Desde
já agradeço, fique com algumas fotos destas operações.
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Supply e Barcaça lado a lado |
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