Olá Pessoal,
Nesta semana
realizei duas inspeções de condição geral, a primeira aqui mesmo no Rio e a
segunda “Logo
Ali” em Maceió, ambas para renovação de seguro para
Clube de P&I.
Desta vez a
inspeção foi tranquila por se tratar de dois rebocadores cuja a suas
atividades estão voltadas ao apoio portuário, ou seja, foram duas embarcações
pequenas.
Antes de falar sobre a
inspeção, gostaria de deixar um breve resumo sobre do que trata um seguro
de P&I.
Definição de P&I – Proteção &
Indenização; É uma associação de Armadores ou Operadores de navios que fornece
seguro de responsabilidade principalmente contra pessoas (segurança) carga,
navios e o meio ambiente, em uma base mútua de partilha dos riscos e sem fins
lucrativos.
Agora sim, vamos
falar sobre a minha inspeção, por que eu começo? Bom...falarei sobre os dois
juntos, pois eles eram bem parecidos e a inspeção foi a mesma.
Por se tratar de
rebocadores de apoio portuário, onde a função é especificamente auxiliar
nas manobras de atracação ou desatracação no porto, a principal função do clube
de P&I neste caso era a de assegurar a vida humana.
E é por isso que os
clubes enviam um Marine Surveyor para identificar possíveis pontos de
insegurança, no intuito de PREVENÇÃO, para que a tripulação, carga,
navegabilidade e tudo que está envolvido nela (Viagem marítima), fique ao máximo
possível de estar seguro.
Tanto aqui no Rio de
Janeiro, quanto lá em Maceió, o meu formato de inspeção se deu da
seguinte maneira:
Tipo de Inspeção
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Descrição
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1. | Casco |
Avaliar condição estrutural do casco, a fim de verificar possíveis
danos que possa por em risco a navegabilidade.
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2.
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Convés
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Avaliar condição estrutural e identificar possíveis riscos a pessoas
e embarcação.
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3.
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Inspeção no convés do passadiço e tijupá
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Avaliar condição estrutural e identificar possíveis riscos a pessoas
e embarcação.
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4.
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Passadiço
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Validade dos Registros e Certificados; Funcionamentos dos
equipamentos de navegação, tais como, GPS, Sondas, VHF; Certificados da
Tripulação, etc.
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5.
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Acomodações
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Cozinha; Refeitório; Banheiro; Camarotes; tudo na intenção de
identificar possíveis pontos inseguros que possam colocar em risco a tripulação.
Tipo: Imagina se no banheiro a privada esta com uma rachadura e durante a
navegação ela quebra e causa um acidente com um tripulante.
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6.
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Praça de Maquinas
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Identificar: Vazamentos de óleo nos motores principais, auxiliares,
geradores etc... Limpeza e organização na praça de maquinas, pois, piso solto,
lixo acumulado ou peças soltas podem causar acidente; tubos de sondagem; bombas
de incêndio etc.. Resumindo, verificar o bom funcionamento geral do maquinário a
fim de prevenir possíveis incêndios, acidentes com a tripulação ou na
navegação.
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7.
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Segurança na Navegação
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Inspecionar os equipamentos de salvatagem, como: Botes; Boias,
Lanternas; Binóculos; Coletes Salva vidas, entre outros ( Lista de Equipamentos de
Salvatagem ).
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8.
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Combate a Incêndio
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Inspecionar: Bombas; Mangueiras; Extintores; Alarmes
etc...
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9.
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Teste de funcionamento
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· Operação manual da maquina do leme;
· Comunicação entre sala do leme e passadiço;
· Paradas remotas de emergência dos motores e ventilação da praça de
maquinas;
· Válvulas de fechamento rápido de alimentação aos tanques de
combustíveis;
· Luzes de emergência;
· Alarme de defeito nas luzes de navegação;
· Alarme de alagamento da praça de maquinas;
· Etc...
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Obs:
Em navios além destes itens também é inspecionado
porões de carga, tanques de lastros e por obter maiores tamanhos a inspeção é
muito mais trabalhosa. Para ter uma ideia, cada rebocador eu levei em média 04
horas, já em um navio por exemple com cinco porões e comprimento de 180,00
metros, está inspeção leva dois dias, por isso eu mencionei no como que “desta
vez a inspeção havia sido tranquila”.
Toda não
conformidade é anotada e no final da inspeção é feita uma “Lista de
Deficiências”, onde o clube dá a embarcação um prazo para colocá-las em
ordem.
Vejam agora algumas
fotos destes rebocados e da minha inspeção:
Coluna para
Inspeção em Maceió
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Coluna para
Inspeção no Rio de Janeiro
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