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19 março 2016

P&I Club - Condição Geral – Março 2016

Olá Pessoal,

Nesta semana realizei duas inspeções de condição geral, a primeira aqui mesmo no Rio e a segunda “Logo Ali” em Maceió, ambas para renovação de seguro para Clube de P&I.

Desta vez a inspeção foi tranquila por se tratar de dois rebocadores cuja a suas atividades estão voltadas ao apoio portuário, ou seja, foram duas embarcações pequenas.

Antes de falar sobre a inspeção, gostaria de deixar um breve resumo sobre do que trata um seguro de P&I.

Definição de P&I – Proteção & Indenização; É uma associação de Armadores ou Operadores de navios que fornece seguro de responsabilidade principalmente contra pessoas (segurança) carga, navios e o meio ambiente, em uma base mútua de partilha dos riscos e sem fins lucrativos.

Agora sim, vamos falar sobre a minha inspeção, por que eu começo? Bom...falarei sobre os dois juntos, pois eles eram bem parecidos e a inspeção foi a mesma.

Por se tratar de rebocadores de apoio portuário, onde a função é especificamente auxiliar nas manobras de atracação ou desatracação no porto, a principal função do clube de P&I neste caso era a de assegurar a vida humana.

E é por isso que os clubes enviam um Marine Surveyor para identificar possíveis pontos de insegurança, no intuito de PREVENÇÃO, para que a tripulação, carga, navegabilidade e tudo que está envolvido nela (Viagem marítima), fique ao máximo possível de estar seguro.

Tanto aqui no Rio de Janeiro, quanto lá em Maceió, o meu formato de inspeção se deu da seguinte maneira:


Tipo de Inspeção
Descrição
1. Casco
Avaliar condição estrutural do casco, a fim de verificar possíveis danos que possa por em risco a navegabilidade.
2.
Convés
Avaliar condição estrutural e identificar possíveis riscos a pessoas e embarcação.
3.
Inspeção no convés do passadiço e tijupá
Avaliar condição estrutural e identificar possíveis riscos a pessoas e embarcação.
4.
Passadiço
Validade dos Registros e Certificados; Funcionamentos dos equipamentos de navegação, tais como, GPS, Sondas, VHF; Certificados da Tripulação, etc.
5.
Acomodações
Cozinha; Refeitório; Banheiro; Camarotes; tudo na intenção de identificar possíveis pontos inseguros que possam colocar em risco a tripulação. Tipo: Imagina se no banheiro a privada esta com uma rachadura e durante a navegação ela quebra e causa um acidente com um tripulante.
6.
Praça de Maquinas
Identificar: Vazamentos de óleo nos motores principais, auxiliares, geradores etc... Limpeza e organização na praça de maquinas, pois, piso solto, lixo acumulado ou peças soltas podem causar acidente; tubos de sondagem; bombas de incêndio etc.. Resumindo, verificar o bom funcionamento geral do maquinário a fim de prevenir possíveis incêndios, acidentes com a tripulação ou na navegação.
7.
Segurança na Navegação
Inspecionar os equipamentos de salvatagem, como: Botes; Boias, Lanternas; Binóculos; Coletes Salva vidas, entre outros ( Lista de Equipamentos de Salvatagem ).
8.
Combate a Incêndio
Inspecionar: Bombas; Mangueiras; Extintores; Alarmes etc...
9.
Teste de funcionamento
· Operação manual da maquina do leme;
· Comunicação entre sala do leme e passadiço;
· Paradas remotas de emergência dos motores e ventilação da praça de maquinas;
· Válvulas de fechamento rápido de alimentação aos tanques de combustíveis;
· Luzes de emergência;
· Alarme de defeito nas luzes de navegação;
· Alarme de alagamento da praça de maquinas;
· Etc...


Obs:  Em navios além destes itens também é inspecionado porões de carga, tanques de lastros e por obter maiores tamanhos a inspeção é muito mais trabalhosa. Para ter uma ideia, cada rebocador eu levei em média 04 horas, já em um navio por exemple com cinco porões e comprimento de 180,00 metros, está inspeção leva dois dias, por isso eu mencionei no como que “desta vez a inspeção havia sido tranquila”.

Toda não conformidade é anotada e no final da inspeção é feita uma “Lista de Deficiências”, onde o clube dá a embarcação um prazo para colocá-las em ordem.



Vejam agora algumas fotos destes rebocados e da minha inspeção:

Coluna para Inspeção em Maceió
Coluna para Inspeção no Rio de Janeiro


Castelo de Proa (Forecastle)
Castelo de Proa (Forecastle)

Popa
Popa

Bote Salva Vidas
Tampa da saída de emergência do paiol sem borracha de vedação

Console do passadiço
Luz de Navegação com defeito
Refeitório
Boia com corda e sinalizador (MOB light)
Praça de Maquinas
Console do passadiço
Motor principal
Motor principal
Válvula de fechamento do combustível para os tanques
Válvula de fechamento do combustível para os tanques
Resíduos de óleo na dala da praça de maquinas
Resíduos de óleo na dala da praça de maquinas


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