Trabalhar em Manaus, para mim, é sinônimo
de “Grandes Projetos”. No mês de
Agosto estive nesta que é uma das minhas cidades favoritas, acompanhando a
descarga do ultimo lote de um projeto, a qual, eu estava envolvido há quase
quatro anos.
Antes de iniciarmos esta crônica, que
tal uma visitinha na postagem da descarga anterior a esta? Lá eu faço em breve
resumo sobre este projeto...
Já estão familiarizados com a carga? Então vamos lá !!!
Ás 14:00 h foi iniciada a operação do
navio pela descarga de peças e equipamentos destinados a outros recebedores, os
quais não faziam parte do meu escopo de atendimento. Como elas estavam estivadas
no tween deck do porão, houve a necessidade de que toda ela fosse descarregada
para dar acesso à carga do “meu” projeto.
Às 07:00 h, foi dado inicio a descarga
da “minha” carga. Os três primeiros equipamentos descarregados foram os
Estatores de 230 toneladas cada. Como acontece na maioria das operações
envolvendo cargas consideradas “Heavy Lifts”, a tripulação ficou incumbida de
realizar a descarga. (São geralmente, cargas com seu peso superior a 50
tons).
Para o lifting dos estatores foi
necessário à utilização dos guindastes do navio na configuração “In Tandem”, ou
seja, quando dois guindastes suspendem a peça em uma perfeita sincronia e toda
manobra é coordenada pelo Imediato e em algumas vezes pelo próprio
comandante.
Depois de verificado o material de
içamento, lastro, etc... O imediato iniciou a descarga, primeiro ele posicionado
dentro do porão e com seu importante e inseparável radio, ele deu as primeiras
instruções para que os dois guindastes fossem suspendendo o estator até a altura
do hatch coaming (Boca do porão).
Assim que o estator ficou sobre o
hatch coaming, todos nós saímos do porão e fomos para a balsa, onde aconteceu a
segunda etapa deste lifting. A descarga durou 01:40 h.
No período da manhã descarregamos o
primeiro estator que estava estivado sobre as tampas do tween deck do porão,
depois de descarregado, a tripulação removeu estas tampas e logo na sequência
iniciamos a descarga de 32 caixas de madeira contendo peças e
equipamentos.
Além do costume de se contratar a
própria tripulação para fazer a descarga de heavy lifts, por medidas de
segurança, não houve operação durante a noite. Assim, logo após o término da
descarga das caixas de madeira a operação foi interrompida.
Retornei ao porto pela manhã, a
tripulação e a estiva já estavam conectando o material de lingada no segundo
estator. A descarga se deu da mesma maneira e levou 01:00 h até o equipamento
estar totalmente posicionada sobre a balsa.
O terceiro e último estator foi
descarregado na parte da tarde, e assim que toda a peação (amarração) foi feita
e aprovada por este surveyor que vos escreve, a operação se deu por
encerrada.
E agora terminou a postagem? “Nããooo!” Fiquem agora
com as fotos desta operação!!!
![]() |
O navio |
Guindastes do navio com material de lingada (Config. In Tandem) |
Balsa |
Estator estivado no tween deck |
Caixas de madeira ainda estivadas e peadas no porão |
Estatores estivados no LH |
Estator - Inicio do içamento |
Estator cruzando o hatch coaming |
![]() |
Estator sendo posicionado sobre as bases ("Patas de elefantes") |
Estivagem final sobre a balsa |
Balsa pronta para seguir viagem (MAO x PHV) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário