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05 setembro 2015

Carga de Projeto em Manaus – Agosto 2015 !!!

Olá pessoal, tudo bem?





Trabalhar em Manaus, para mim, é sinônimo de “Grandes Projetos”. No mês de Agosto estive nesta que é uma das minhas cidades favoritas, acompanhando a descarga do ultimo lote de um projeto, a qual, eu estava envolvido há quase quatro anos.

Antes de iniciarmos esta crônica, que tal uma visitinha na postagem da descarga anterior a esta? Lá eu faço em breve resumo sobre este projeto...

http://www.samsurveyorbrasil.com.br/2015/05/carga-de-projeto-em-manaus-01-maio-2015.html

Já estão familiarizados com a carga? Então vamos lá !!!



13 de agosto de 2015
Ás 14:00 h foi iniciada a operação do navio pela descarga de peças e equipamentos destinados a outros recebedores, os quais não faziam parte do meu escopo de atendimento. Como elas estavam estivadas no tween deck do porão, houve a necessidade de que toda ela fosse descarregada para dar acesso à carga do “meu” projeto.

15 de agosto de 2015
Às 07:00 h, foi dado inicio a descarga da “minha” carga. Os três primeiros equipamentos descarregados foram os Estatores de 230 toneladas cada. Como acontece na maioria das operações envolvendo cargas consideradas “Heavy Lifts”, a tripulação ficou incumbida de realizar a descarga. (São geralmente, cargas com seu peso superior a 50 tons).

Para o lifting dos estatores foi necessário à utilização dos guindastes do navio na configuração “In Tandem”, ou seja, quando dois guindastes suspendem a peça em uma perfeita sincronia e toda manobra é coordenada pelo Imediato e em algumas vezes pelo próprio comandante.

Depois de verificado o material de içamento, lastro, etc... O imediato iniciou a descarga, primeiro ele posicionado dentro do porão e com seu importante e inseparável radio, ele deu as primeiras instruções para que os dois guindastes fossem suspendendo o estator até a altura do hatch coaming (Boca do porão).

Assim que o estator ficou sobre o hatch coaming, todos nós saímos do porão e fomos para a balsa, onde aconteceu a segunda etapa deste lifting. A descarga durou 01:40 h.

No período da manhã descarregamos o primeiro estator que estava estivado sobre as tampas do tween deck do porão, depois de descarregado, a tripulação removeu estas tampas e logo na sequência iniciamos a descarga de 32 caixas de madeira contendo peças e equipamentos.

Além do costume de se contratar a própria tripulação para fazer a descarga de heavy lifts, por medidas de segurança, não houve operação durante a noite. Assim, logo após o término da descarga das caixas de madeira a operação foi interrompida.

16 de agosto de 2015
Retornei ao porto pela manhã, a tripulação e a estiva já estavam conectando o material de lingada no segundo estator. A descarga se deu da mesma maneira e levou 01:00 h até o equipamento estar totalmente posicionada sobre a balsa.

O terceiro e último estator foi descarregado na parte da tarde, e assim que toda a peação (amarração) foi feita e aprovada por este surveyor que vos escreve, a operação se deu por encerrada.


E agora terminou a postagem? “Nããooo!” Fiquem agora com as fotos desta operação!!!

O navio

Guindastes do navio com material de lingada (Config. In Tandem)
Balsa
Estator estivado no tween deck
Caixas de madeira ainda estivadas e peadas no porão
Estatores estivados no LH
Estator - Inicio do içamento
Estator cruzando o hatch coaming
Estator sendo posicionado sobre as bases ("Patas de elefantes")
Estivagem final sobre a balsa
Balsa pronta para seguir viagem (MAO x PHV)

   


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