Translator

08 dezembro 2014

Carga de Projeto no Porto de Natal – 08.12.2014!!!

 
Olá, tudo bem pessoal!!!


Vou falar um pouco sobre a operação que estou acompanhando neste momento aqui no Porto de Natal, Rio Grande do Norte.

Trata-se da chegada da segunda ampliação de uma fábrica, no qual também participei da chegada do primeiro anexo em Setembro de 2011. Na época foi a minha primeira experiência com este tipo de carga, foi a minha escola.

Três anos se passaram e cá estou eu, sendo que desta vez a operação está acontecendo no porto de Natal ao contrário do primeiro projeto que foi no Porto de Pecém -  “Artigo sobre Pecém - Visitem!!!

Foram 43 dias de viagem marítima da China para o Brasil, e toda a fábrica foi transportada por um único navio. São 1,500 itens, entre eles estão Estruturas Metálicas, equipamentos, maquinários e contêineres contendo peças e equipamentos, todo este montante de carga tem o peso aproximado de 10 mil toneladas.

O navio atracou no porto de Natal no dia 24 de Novembro de 2014, e a descarga foi iniciada no mesmo dia. Para que esta operação pudesse transcorrer de forma segura e ágil uma grande cadeia logística foi elaborada contendo colaboradores responsáveis para cada etapa da operação, neles estavam:

Colaborador:
Representando:
Navio Transportador Marítimo
Afretador Toda a logística entre da origem até o destino
Operador Portuário Local Responsável pela estiva, descarga e equipamentos de armazenagem da carga no porto.
Transportadora Responsável por todo o transporte da carga após a saída do navio, tanto na armazenagem, quanto no transporte rodoviário (Porto x Obra).
Despachante Aduaneiro Responsável pela nacionalização e liberação da carga perante as autoridades Brasileiras.
Recebedores (Donos da Carga) Responsáveis pela emissão das notas fiscais para a liberação da carga para o transporte rodoviário.
Surveyors Responsáveis pelo cumprimento dos procedimentos para uma descarga segura e rápida, verificação de possíveis avarias e confecção de relatórios técnicos reportando tudo sobre a operação. Havia Surveyor para cada empresa colaboradora mencionada, exceto para o despachante.



Todo o projeto foi elaborado para concluído em cinquenta dias, sendo que a etapa que consiste no meu trabalho, a qual é a operação de descarga do navio, foi prevista para ser concluída em vinte dias, sendo que pelo andar da carruagem esta operação terminará até amanhã, dia 09 de Dezembro de 2014 e assim á concluiremos em dezesseis dias. É o Máximo não?

Quinze dias que eu e minha equipe estamos em Natal, pudemos conhecemos muita gente, fizemos amigos e trocamos experiências com vários profissionais eficientes e qualificados, está se tornando outra ótima escola!

Vejam algumas fotos desta operação:


DSCN1873
Navio enquanto estava fundeado
DSCN6178
Estivagem sobre a tampa dos porões
DSCN6477
Equipamentos estivados e peados para o transporte rodoviário
DSCN6705
Equipamento de 41,000 Kg sendo descarregado
DSC00325
Lingada
DSCN6796
Equipamento de 65,000 Kg sendo posicionado sobre carreta tipo prancha
DSCN6592
Estruturas estivadas dentro do porão
DSCN7854
Contêineres e Carretas no Porto de Natal
DSCN7823
Armazenagem no porto de Natal
10846002_721194217978408_8374666515229645987_n
Brazil Marine Team
 
 

  • Assine e receba os artigos das Crônicas por e-mail, basta inscrever-se  em: http://feeds.feedburner.com/CrnicasDeUmMarineSurveyor
  • Baixe o nosso APP em: http://app.vc/cronicas_de_um_marine_surveyor
  • Até á próxima!!!


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário