Olá, tudo bem pessoal!!!
Vou falar um pouco sobre a operação que estou acompanhando neste momento aqui no Porto de Natal, Rio Grande do Norte.
Trata-se da chegada da segunda ampliação de uma fábrica, no qual também participei da chegada do primeiro anexo em Setembro de 2011. Na época foi a minha primeira experiência com este tipo de carga, foi a minha escola.
Três anos se passaram e cá estou eu, sendo que desta vez a operação está acontecendo no porto de Natal ao contrário do primeiro projeto que foi no Porto de Pecém - “Artigo sobre Pecém - Visitem!!!”
Foram 43 dias de viagem marítima da China para o Brasil, e toda a fábrica foi transportada por um único navio. São 1,500 itens, entre eles estão Estruturas Metálicas, equipamentos, maquinários e contêineres contendo peças e equipamentos, todo este montante de carga tem o peso aproximado de 10 mil toneladas.
O navio atracou no porto de Natal no dia 24 de Novembro de 2014, e a descarga foi iniciada no mesmo dia. Para que esta operação pudesse transcorrer de forma segura e ágil uma grande cadeia logística foi elaborada contendo colaboradores responsáveis para cada etapa da operação, neles estavam:
Colaborador:
|
Representando:
|
Navio | Transportador Marítimo |
Afretador | Toda a logística entre da origem até o destino |
Operador Portuário Local | Responsável pela estiva, descarga e equipamentos de armazenagem da carga no porto. |
Transportadora | Responsável por todo o transporte da carga após a saída do navio, tanto na armazenagem, quanto no transporte rodoviário (Porto x Obra). |
Despachante Aduaneiro | Responsável pela nacionalização e liberação da carga perante as autoridades Brasileiras. |
Recebedores (Donos da Carga) | Responsáveis pela emissão das notas fiscais para a liberação da carga para o transporte rodoviário. |
Surveyors | Responsáveis pelo cumprimento dos procedimentos para uma descarga segura e rápida, verificação de possíveis avarias e confecção de relatórios técnicos reportando tudo sobre a operação. Havia Surveyor para cada empresa colaboradora mencionada, exceto para o despachante. |
Todo o projeto foi elaborado para concluído em cinquenta dias, sendo que a etapa que consiste no meu trabalho, a qual é a operação de descarga do navio, foi prevista para ser concluída em vinte dias, sendo que pelo andar da carruagem esta operação terminará até amanhã, dia 09 de Dezembro de 2014 e assim á concluiremos em dezesseis dias. É o Máximo não?
Quinze dias que eu e minha equipe estamos em Natal, pudemos conhecemos muita gente, fizemos amigos e trocamos experiências com vários profissionais eficientes e qualificados, está se tornando outra ótima escola!
Vejam algumas fotos desta operação:
![]() |
Navio enquanto estava fundeado |
Estivagem sobre a tampa dos porões |
Equipamentos estivados e peados para o transporte rodoviário |
Equipamento de 41,000 Kg sendo descarregado |
Lingada |
Equipamento de 65,000 Kg sendo posicionado sobre carreta tipo prancha |
Estruturas estivadas dentro do porão |
Contêineres e Carretas no Porto de Natal |
Armazenagem no porto de Natal |
Brazil Marine Team |
Nenhum comentário:
Postar um comentário