Olá,
Porto de Tubarão foi o meu destino nesta terça-feira dia 23 de Julho de 2012. Pela primeira vez fui fazer uma vistoria de condição geral em um navio sozinho.
Normalmente este tipo de vistoria é solicitado pelo clube de P&I, para troca ou renovação do seguro do navio, sendo que desta vez o contratante foi o seguro de carga.
O principal intuito da seguradora e certificar-se de que a embarcação esta em condições de transportar a carga segurada e para isso é solicitado uma vistoria para averiguar a condição geral do navio.
OS ITENS INSPECIONADOS FORAM:
- Estanqueidade dos porões;
- Tampas e porões;
- Convés;
- Casco;
- Superestrutura interna e externa;
- Praça de maquinas;
- Passadiço;
- Documentos e Certificados da embarcação.
A VISTORIA
O navio atracou no porto de Tubarão, porto localizado dentro da Vale do Rio Doce em Vitoria - ES, para carregar 60.000 toneladas de soja.
Cheguei por volta das 3h do dia 24 no momento da atracação do navio, aproveitando a vistoria de arqueação inicial que estava sendo realizada, aproveitei para fazer o teste de estanqueidade nos porões para não atrasar o inicio do carregamento.
Ao terminar o teste o dia já estava claro, daí peguei minha maquina fotográfica e iniciei a vistoria dos porões e das tampas, na sequência verifiquei a condição do castelo de proa, popa, convés, paióis, parte externa da superestrutura, baleeiras, materiais de sopep, gerador de emergência, compartimento de CO2.
A segunda etapa foi verificar a condição interna da superestrutura nas áreas de uso geral tais como, refeitório, salão de recreação, corredores, escritório. Esta vistoria é para averiguar a organização, limpeza, sinalizações de emergência entre outros.
Dando sequência a vistoria fui para o passadiço verificar os equipamentos de navegação, cartas náuticas, procedimentos, publicações entre outros. Em seguida me dirigi ao escritório do comandante para verificar os certificados e documentações do navio.
Para finalizar minha vistoria, o imediato conseguiu liberar dois tanques de lastros para que fosse inspecionado, após um tempo abertos e estando bem ventilados entrei juntamente com o imediato e juntos fizemos a vistoria nos tanques.
CONCLUSÃO
O navio tinha apenas cinco anos de idade e a maior parte destes anos ele passou carregando este tipo de carga (granel) que ajuda muito na conservação dos porões.
A tripulação foi bastante cooperativa com meu trabalho além de terem uma grande preocupação com a manutenção da embarcação, isso é fundamental para manter um navio em boas condições.
Vejam algumas fotos desta operação:
![]() |
Tampas e convés principal |
Porão |
Tanque de Lastro |
Passadiço |
Refeitório |
Motor principal |
- Gostaram deste Artigo?
- Deixem seu recado…Até á próxima!!!
Temos produto que permite lastrear embarcações com agua do mar se quiser.Além de monolitico, também contem bactericida natural que impede ataques da chamada CRACA.
ResponderExcluir