Translator

15 junho 2012

Carga de Projeto – MCP Navio Offshore !!!


Ola,

Uma descarga que tinha tudo para ser simples e rápida se tornou uma operação complicada e turbulenta, cheia de contratempos, cobranças e o pior, por pouco o navio não desatracou e seguiu viajem com os equipamentos ainda estivados á bordo…


A CARGA

Quatro motores a diesel trazidos da Noruega para serem instalados em navios de offshore, que estão sendo construídos aqui no Rio de janeiro pela empresa STX Europe, uma das melhores empresas de construção naval do nosso estado.

A OPERAÇÃO

O navio atracou no porto do Rio, na tarde do dia 07 de Junho de 2012, fui ao comando do navio me apresentar e obter informações sobre o local onde os motores estavam estivados.

Na madrugada do dia 08, por volta das 02h iniciamos a descarga do primeiro motor. Para descarregar estes motores, foi utilizado um spreader fabricado especialmente para realizar o içamento deste tipo de equipamento. Por ser o primeiro, o pessoal demorou um pouco para conectar o spreader no topo do motor e assim a descarga do primeiro demorou por volta de uma hora.

O segundo motor foi mais rápido, o pessoal já estava familiarizado com o jeito de acoplar o spreader. A descarga deste motor durou apenas vinte minutos.

Na descarga do terceiro motor foi onde tivemos o problema, o spreader foi encaixado de maneira errada nos parafusos fixados no motor e na tentativa de concertar o erro, o guindaste fez um movimento brusco que acabou quebrando este parafuso.

A única solução foi pegar o parafuso danificado e levar para o estaleiro recebedor dos motores para ser restaurado. Este reparo durou cerca de 12h e neste meio tempo o armador já estava querendo desatracar o navio, pois teria um prazo para atracar em outro porto.

Eu passei o dia inteiro acompanhando este processo de restauração do parafuso que foi finalizado por volta das 19h. Assim que ficou pronto, peguei meu carro e levei o mais rápido que pude de volta para o navio.
Ao chegar no navio todos estavam a minha espera (do parafuso), preparamos novamente o material de lingada e graças a Deus conseguimos terminar a descarga dos dois últimos motores em uma hora de operação.

CONCLUSÃO

Um pequeno descuido gerou um atraso de 12 horas na operação do navio. Ainda bem que conseguimos reparar o erro ou o navio teria zarpado com a carga á bordo.

No final tudo ficou bem!

image
Navio atracado no porto do Rio de Janeiro


















image
Motores estivados dentro do porão do navio


image
Parafuso quebrado























image
Parafuso quebrado




image
Parafuso recuperado





















image
Descarregando o ultimo motor


image
Motores armazenados no pátio do terminal


















  • Gostaram deste Artigo?
  • Deixem seu recado…Até á próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário