Olá,
O navio chegou e quando os porões foram abertos para ser iniciada a descarga do carvão, foi notada a presença de poças d’água no meio da carga. Por este motivo fui chamado para realizar uma vistoria conjunta e verificar se aquela água presente na carga poderia ser água salgada...
A maior preocupação do recebedor era a possibilidade desta água ter sido proveniente ao ingresso de água salgada durante o trajeto de viagem da Austrália até aqui no Brasil.
Quando chegamos a bordo o comandante nos informou que durante o carregamento, lá no porto de origem, por durante três dias o navio operou com períodos de chuva e que em sua opinião este era o motivo da água existente na carga.
A tripulação foi nos porões 1, 3, 4, 5, 6, 7 (o porão 2 não tinha água no momento da vistoria), foram recolhidas duas amostras destes líquidos, usamos uma das amostras para realizar o teste de salinidade e as outras amostras foram lacradas e guardadas a bordo para serem testadas por um químico contratado pelo recebedor da carga.
Para realizar este teste utilizamos o nitrato de prata, colocamos sobre uma mesa as seis recipientes contendo o liquido e para efeito de comparação usamos um recipiente com água do mar (salgada) e o outro recipiente com água mineral.
No final do teste em cada amostra ficou comprovado que a água não tinha contaminação por sal na carga.
Além do teste com nitrato de prata, para obter mais certeza se poderia ter entrado água do mar durante a viagem, fiz uma vistoria nas tampas dos porões e não encontrei nenhum indicio onde eu pudesse associar que aquela água encontrada na carga era água do mar.
No final uma ata de vistoria conjunta foi feita onde todos os envolvidos presentes assinaram como cientes de que a carga não estava contaminada por água salgada.
Poça d'água na carga |
Tripulação recolhendo amostras da água |
Reação do nitrato de prata na água salgada |
Teste na amostra do liquido da carga e nenhuma reação ao nitrato |
- Gostaram deste Artigo?
- Deixem seu recado…Até á próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário