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15 dezembro 2011

Descarga de Tubos !!!

Olá,

Eu fui cedo para o escritório, liberei um relatório para o meu chefe corrigir e mandar para o cliente.
Apos enviado, iniciei a confecção de outro relatório, referente ao teste de ultrassom que eu fiz no Rio Grande do Sul. Quando estava na parte final, meu chefe me informou que acabara de receber um apontamento Urgente para que Eu fosse a Vitoria  fazer uma analise de qual seria a melhor maneira para realizar uma descarga de tubos.

Circunstancia do atendimento.

Trata-se se tubos de aço, originados do Japão e destinados a exploração de petróleo.
Este navio atracou semana passada e devido ao problema que se deu sobre a maneira para descarregar os tubos o navio desatracou e fundeou para aguardar uma solução que foi definida no dia 15/12/2011, dia que o navio voltou a atracar.

Estes tubos foram estivados sem separação de madeiras entres a camadas. como estes tubos possuem em suas extremidades protetores de plástico fechado, os ganchos que são usados para içar os tubos não conseguiam fazer um bom encaixe e ai surgiu a questão… "como descarregar estes tubos".

A primeira tentativa foi levantar um extremidade de cada vez e assim passar a fita nestas extremidades fazendo o "enforcamento" dos tubos (6 tubos por lingada/Içamento). A estiva não quis fazer este procedimento, pois, além de ser muito demorado também tinha o risco dos estivadores manuseando as fitas embaixo dos tubos suspensos.

A segunda opção foi quebrar as tampas dos protetores para que os ganchos pudessem encaixar com segurança nas extremidades dos tubos, só que para executar esta opção seria necessário a autorização dos donos destes tubos.

Ai que Eu entro nesta historia, fui apontado para averiguar a melhor maneira para descarregar estes tubos.
Quando estava em viagem para Vitoria, recebi a noticia que a abertura dos protetores já havia sido autorizada e que uma empresa foi contratada para executar este serviço.

Chegando em Vitoria, a operação de descarga já tinha iniciado e ao chegar no navio encontrei meu cliente, que estava reunido com todas as partes envolvidas nesta operação, Agente do navio, Supergargo, Operador Portuário e Recebedor da Carga.

Nesta reunião o foco principal foi na empresa contratada para a abertura das tampas, me prontifiquei em verificar esta abertura e também acompanhar a descarga, armazenagem no pátio e reportar qualquer avaria já existente ou que pudesse acontecer durante a operação nos tubos.

Ao terminarmos a reunião, comecei a planejar o método de trabalho que Eu iria usar para esta operação:

Solicitei a vinda de uma assistente para ficar no porão acompanhando de perto a abertura das tampas e também verificar e fotografar o andamento da operação no navio.

Eu fiquei responsável por verificar a integridade dos equipamentos e materiais envolvidos nesta operação: Guindastes, Materiais de Lingadas, Carretas que transportavam os tubos do navio para a área de armazenagem, Empilhadeiras usadas na armazenagem e a própria armazenagem dos tubos no pátio.

A operação:

Os tubos foram estivados em 2 porões, para esta descarga foi usado o guindaste do navio, um spreader e doze fitas de nylon, seis em cada extremidade do spreader.

Em cada lingada eram descarregados 6 tubos, estivados em carretas com plataformas de pisos de madeira e em suas laterais fueiros, para evitar a queda dos tubos durante o transporte para área de armazenagem.

Assim que a carreta chegava no local da armazenagem, uma empilhadeira içava os tubos e os colocavam sobre dormentes de madeiras. Assim eram formadas as pilhas de tubos.

No terceiro dia de descarga, Eu estava na "boca" do porão e reparei que umas das fitas da lingada estava um pouco gasta/cortada, parei a operação e pedi ao operador que a fita fosse trocada, afim de evitar um acidente (pois já passei por isso e não quero que se repita nunca mais).

Esta operação terminou hoje na parte da manhã e somente 1 tubo foi avariado, na primeira atracação, durante a primeira tentativa de descarga, ao suspender uma das extremidade do tubo para passar a fita, o tubo escorregou e caiu da pilha (+/- 5mts de altura), assim, amassando sua extremidade (boca do tubo).

Fora esta avaria, além do fato de que todos os protetores foram abertos, somente foi encontrado amassamentos em alguns protetores nas partes de metal, defeitos classificados como não conformidades, pois não será necessário gasto com reparos, pois estas tampas na hora em estes tubos forem usados no poço de petróleo, estes serão descartados.

Conclusão:

A operação foi tranquila, sem maiores problemas, somente o atraso na descarga devido a falta de espaço no porto para armazenagem dos tubos. Tivemos que espalhar pilhas de tubos por todo o porto para conseguirmos armazenar toda a carga.

Vejam fotos desta operação:

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Momento da “Abertura” dos protetores
Protetores abertos
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Ganchos encaixados com segurança
Empilhadeira descarregando os tubos da carreta
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Armazenagem dos Tubos
Armazenagem dos Tubos
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