Circunstância
Ontem participei de uma Mega Operação para a retirada de uma peça que estava tombada, na BR 101, conhecida como Rodovia Rio-Santos, nas proximidades de Angra dos Reis.
No dia 23 de Novembro, uma carreta que transportava uma peça com aproximadamente 20 toneladas, ao realizar umas das curvas existentes nesta rodovia, saiu da pista e tombou em um matagal e graças a esta vegetações, esta carreta não caiu em uma ribanceira.
O motorista desta carreta não sofreu nenhum ferimento, pois ele estava usando o cinto de segurança no momento da queda, a carreta tombou para o lado do carona e o motorista ficou no preso no alto pelo cinto.
A carreta foi retirada da vegetação, mas para a remoção da peça seria preciso uma mobilização maior e por isso tivemos que aguardar a liberação da Policia Rodoviária que esperou o melhor dia para se feita esta operação.
A operação.
Neste Sábado, dia 26 de Novembro, foi liberada a operação para a retirada da peça, a PRF executou o procedimento de fechamento de meia pista e quando era solicitado por nós envolvidos nesta operação, a pista era totalmente fechada.
O Içamento
Um guindaste móvel com capacidade suportar até 220 toneladas foi mobilizado para esta operação, para transportar a peça, foi usado a mesma carreta e o mesmo contêiner Flat Rack, apesar da queda, estes equipamentos ainda puderam ser utilizados mesmo contendo alguns danos, no geral estavam em condições de serem re-utilizados, tendo em vista que se fôssemos aguardar um novo Contêiner e uma nova carreta levaria muito mais tempo. E tínhamos que levar em conta que a peça estava sendo escorada por uma arvore.
Para a retirada da peça tivemos o cuidado de proteger as extremidades da mesma para evitar que na hora do içamento Ela não fosse avariada pelos cabos de aços usados como material de lingada. Quando a peça estava suspensa, percebemos que seria necessário gira-lá para que as "Orelhas" ficassem para cima.
Peação
Depois que a peça estava estivada sobre o Flat Rack, fizemos a peação (amarração) da peça. Para isso usamos 4 correntes com capacidade para 10 tons cada e 1 fita de nylon com capacidade para 5 tons.
Viagem
Após feita a peação, a carreta finalmente seguiu viagem para seu destino, Eu fui em comboio junto com os representantes da transportadora até o seu destino. A carreta levou somente 10 minutos de viagem até a sua chegada.
Conclusão
Graças ao uso do cinto de segurança o motorista não sofreu nenhuma machucado.
Apesar de ser uma peça de 20 toneladas e de ter caído a quase 10 mts fora da pista, aparentemente não houve avaria na peça.
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Até á próxima…
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