On-hire e Off-hire Survey: É a vistoria realizada com a finalidade de verificar o estado do navio antes ou após o término do contrato de afretamento. Esta vistoria é para determinar a responsabilidade por eventuais avarias ocorridas durante a vigência do contrato de afretamento.
Quando um navio é fretado, um Surveyor é chamado para relatar as condições de todas as partes do navio que envolve a operação de carregamento e/ou descarga no qual este navio foi fretado, ou seja, o Surveyor deve vistoriar:
- Casco: Verificar pintura, amassados, ferrugem, indicio de reparo, marcações legíveis etc..;
- Convés: Verificar pintura, amassados, varandas, passarelas, escadas paiol etc...
- Proa/Popa: Verificar pintura, amassados, varandas, passarelas, guinchos de atracação, cabeços etc..
- Guindastes: Verificar vazamentos, corrosão, operabilidade etc..
- Porões/Tampas: Verificar pintura, amassados, corrosão etc..
- Quantidade de Combustível (Bunker): Calcular a quantidade de combustíveis existente no momento da entrega ou devolução do navio.
Um relatório detalhado e com fotos é emitido e enviado para o afretador.
No caso do On-hire este relatório servirá para assegurar a condição que o navio se encontra no momento que foi fretado, já no Off-hire, este relatório servirá para comprovar se alguma avaria reclamada após a entrega do navio ocorreu na época que o mesmo estava fretado.
Com estes relatórios fica fácil determinar a responsabilidade sobre uma avaria.
No caso do On-hire este relatório servirá para assegurar a condição que o navio se encontra no momento que foi fretado, já no Off-hire, este relatório servirá para comprovar se alguma avaria reclamada após a entrega do navio ocorreu na época que o mesmo estava fretado.
Com estes relatórios fica fácil determinar a responsabilidade sobre uma avaria.
Caverna aparente e arranhado |
Antepara, tubo de sondagem e escada do porão amassados |
Suporte da caverna amassada |
Piso do porão amassado |
Escada do porão amassada |
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