Hoje terminei de fazer uma vistoria de condição em um navio.
O escopo era:
O Seguro do comprador da carga nos apontou para fazer um condition survey para averiguar se o navio estava apto para carregar a mercadoria que neste caso são 14.000 toneladas de vergalhões.
Primeiro, logo na atracação do navio aqui no porto do Rio, realizei teste para avaliar a estanqueidade dos porões, usando um aparelho de Ultrassom (Ultrasonic test). Isto é, teste para certificar que as tampas dos porões estão estanques (ou não), que significa que as tampas estão vedando bem os porões, evitando que entre água e com isso não danifique a carga que esta estivada dentro dos mesmos.
Depois de realizar este teste fiz uma vistoria nos porões e tampas para identificar alguma anormalidade que pudesse comprometer a integridade da carga.
Dando sequencia á vistoria, inspecionei: Castelo de proa, convés, superestrutura, popa, guindastes, documentos do navio, sistema de gerenciamento, passadiço, tanques de lastro, casco e maquina, que para minha surpresa quando cheguei na praça de maquinas me deparei com uma limpeza, um capricho, isso só mostra que há possibilidade de ter um navio de 27 anos de construção e mesmo assim se manter uma praça de maquinas bem cuidada.
Amanhã chegarei no escritório e farei a lista com as pendencias que encontrei e também o certificado do ultrassom das tampas dos porões.
Depois explicarei mais detalhadamente o que é esta vistoria de condição do navio.
Visão geral do convés e das tampas dos Porões |
Porão - Antepara de Vante |
Convés principal - Lado de Bombordo |
Motor Principal |
Mas meu trabalho não terminou neste navio.. sai de lá e fui em outro navio verificar chapas de aço.
É o seguinte: este navio pagou mal tempo e o comandante comunicou este fato, na atracação foi aquela coisa... vários surveyors cada um representando uma parte, tinha representante do armador, afretador, terminal, seguro das cargas e Eu como representante do agente destas chapas de aço (Freight forwarder), fizemos uma reunião com o comandante para obter informação sobre o acontecido, após a reunião fui ao porão verificar a estivagem e para minha surpresa a carga não havia se movimentando tanto. As chapas descarregaram e agora esta no pátio do Terminal aguardando a liberação para seguir até o destino final.
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário