Olá,
O que "Pre-loading Survey" ( Vistoria de pré condição ).
Como o nome já diz, vistoria de condição antes do embarque, é geralmente solicitado pelo Armador do navio ou um clube de P&I.
Como o Navio (Armador) passa a ser o fiel depositário da carga que ele esta transportando e como ele não tem o conhecimento técnico e nem quantidade de tripulantes suficiente para acompanhar o embarque in "Loco", o surveyor é chamado para acompanhar todo o embarque da carga. Segue os pontos básicos uma vistoria de pre-loading:
- Particularidades da Carga: Uma breve descrição sobre a carga, embalagem, o fabricante, como é a identificação da peça, as condições de armazenagem da carga no fabricante( se fica armazenada em pátio coberto ou exposto ao tempo), distancia que a carga percorre da fabrica até o costado do navio, como é transportada esta carga até o navio (carreta, vagão etc..) e quantidade e peso estimado á ser embarcado;
- Condição da carga antes do embarque: Durante toda o embarque é feita uma vistoria minuciosa para averiguar como a carga chega ao costado do navio, nesta vistoria é delimitada a quantidade de peças que estão embarcando avariadas. Dependendo da avaria a peça pode ser recusada de embarcar;
- Embarque da Carga no Navio: Verificar se o guindaste que será usado tem capacidade para içar a carga, inspecionar a qualidade e capacidade do material que será usado para "lingar" a carga e também checar se a carga esta sendo lindada corretamente de modo a evitar queda da mesma ou até um acidente;
- Estivagem da carga no Navio: Em uma operação de embarque e em alguns caso até na descarga, o armador nomeia um "Supercargo" (pessoa que faz o plano de estivagem da carga em um navio, depois falarei melhor sobre esta função), ele emite plano de estivagem, onde diz a seqüência e onde a carga será embarcada. Em posse deste documento, do conhecimento sobre a carga e de sua experiência pessoal o suveyor pode verificar se a carga esta sendo estivada de maneira adequada, ou seja, verificar tipo de forração usada para evitar contato direto da carga com a estrutura do navio, quantidade máxima de altura de empilhamento da carga e qualidade da estivagem, etc..;
- Peação: Verificar a maneira que é feita a amarração para assegurar que a carga não se moverá durante a viagem marítima, verificar se o material usado na peação tem capacidade para segurar a carga e se esta em boas qualidades;
- Documentação: Usualmente no inicio da operação ao se apresentar ao comando do navio (Comandante e Imediato), o surveyor entrega uma "Carta de Apresentação", nela é descrito quem solicitou o trabalho (Armador, Clube de P&I, etc..), nesta carta também esta descrito o tipo de serviço será executado e o nome dos vistoriadores acompanharão o embarque. No término do embarque o surveyor emite uma carta descrevendo a condição em que carga foi embarcada, ou seja, condição geral (em caso de produto siderúrgico se a carga esta enferrujada e o grau de ferrugem), e também a quantidade de peças embarcadas com algum tipo de avaria. Em posse desta carta o comandante decide anexar ou não esta carta do "Mate Receipt" (é em recibo onde é descriminado qual o tipo de carga, quantidade e peso foram embarcados no navio). Com esta carta o navio se assegura da qualidade da carga á bordo, assim na descarga qualquer reclamação proveniente de avaria na carga, navio pode provar que a carga já embarcou naquele estado.
Colocarei fotos de produtos siderúrgicos em especificamente Bobina de Aço:
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Bobinas armazenas em pátio aberto |
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Bobinas trazidas sobre carretas |
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Fita quebrada (não conformidade) |
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Mancha de óleo (não conformidade) |
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Borda interna amassada e telescopiada
(avaria) |
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Lingada com 1 Bobina |
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Estivagem |
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Peação |
Até a próxima!!!
Olá companheiro,
ResponderExcluirTão distantes mas a maneira de trabalho é bastante parecida à nosso por aqui em Portugal no porto de Aveiro.Gostei deste espaço.Assim como nós por aqui,vamos tentando explicar como se trabalha num porto comercial, pois a maior parte das pessoas não sabe o que se faz dentro do porto.
Abraço desde Aveiro, Portugal.
Continuação do bom trabalho feito aqui no blog.
Abraço
Orlando Miguel08